17 agosto 2009

Reino da Espanha

Reino Espanhol – explicando rapidamente, a Espanha tal qual a conhecemos hoje somente se formou através da união de dois reinos (Castela e Aragão), através do casamento em 1469 da Rainha Isabel I de Castela e o Rei Fernando II de Aragão. Esses dois reinos, se formaram no final da Idade Média, unindo e conquistando os demais reinos que existiam na Península Ibérica (com excessão do Reino Português, que se manteve independente, também através de guerras contra o Reino de Castela).

3 comentários:

  1. Muito obrigado pela ajuda .................. adorei este blog

    ResponderExcluir
  2. olá professora,estou procurando por sugesto~es de leitura sobra a invasão moura na Península Ibérica.Podes me dar alguma sugestão?

    Muito Grata

    Prisciane Teixeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prisciane

      Eu indico os seguintes livros:
      Acerca de la conquista árabe de Hispania, de Felipe Maíllo Salgado;
      História de Portugal, de A. H. de Oliveira Marques;
      História de Portugal, de José Mattoso;
      Almería en la guerra de Granada, de Ramiro Sanz Salvador;
      Batalla del Salado 1340, de Francisco Martínez Canales;
      Sociedade e poder na Baixa Idade Média portuguesa; A construção da identidade monárquica portuguesa: dinâmicas de apoio e resistência; O Poder do Relato na Idade Média Portuguesa: a Batalha do Salado de 1340; A participação da nobreza na expansão ultramarina portuguesa; História das Guerras; Sociedade e poder na Baixa Idade Média portuguesa; Cultura e Poder na Península Ibérica todos da Fátima Regina Fernandes.

      Espero ter ajudado
      Abraços

      Excluir