25 fevereiro 2020

Positivismo


O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX e influenciou várias áreas do conhecimento e vários campos da sociedade.

Muitos movimentos republicanos foram influenciados pelo positivismo, que era uma teoria, ou melhor, uma corrente teórica, inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade. O pensamento dos positivistas seguiam a ideia de que existe uma tendência ao progresso, à evolução continuada, ao constante aperfeiçoamento.

O progresso, segundo Comte, é uma constatação histórica. Dessa forma, August Comte, que foi o criador do positivismo, postulou o termo "Ciências Positivas", que são as ciências que estudam esse progresso humano, como a Sociologia e a História.

As ideias de Comte influenciaram as pesquisas de John Stuart Mill, que trouxe para o Positivismo uma abordagem mais ética e moral. Isso contribuiu para a formulação dessa teoria política positivista, fundamentada na ordem e no conhecimento, para alcançar o progresso.

Dessa forma, o Positivismo acabou influenciando várias áreas do conhecimento e serviu como base para o estabelecimento dos métodos científicos contemporâneos (para o século XIX, claro).

Assim, os positivistas que separaram as áreas do conhecimento por módulos, campos de saber, "quadradinhos" bem definidos. Por exemplo, Geografia só estuda questões geográficas; História só estuda os fatos relevantes e os grandes nomes da História; a Sociologia estuda as modificações sociais, etc.

No campo de História, os períodos foram delimitados - Pré-História (que é um conceito puramente positivista, uma vez que para eles, só tem valor para a História os fatos retirados dos documentos, os únicos testemunhos do real, logo se não há documento, não há história. Por isso chamaram toda a produção das sociedades ágrafas, sem escrita, de "pré" históricas); Idade Antiga, Idade Média (embora esse termo tenha sido cunhado pelos Renascentistas, os Positivistas mantiveram o nome); Idade Moderna e Contemporânea (que seria exatamente a época da qual esses positivistas eram contemporâneos.

Para esses filósofos o conhecimento verdadeiro só poderia ser obtido por meio da experimentação e pelo aferimento científico. Assim, o progresso somente pode ser medido pela evolução científica.

A própria ideia de "evolução", progresso", de delimitação de estágios de avanço tecnológico para definir qual sociedade é mais "evoluída" que outra é uma característica positivista.

Para saber mais sobre o Positivismo, acesse os links abaixo:

Positivismo

O que é o Positivismo de August Comte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário