As principais causas da Primeira Guerra Mundial foram:
- Imperialismo - pois o imperialismo gerou disputas pelos territórios colonizados pelas potências industrializadas da Europa (e mesmo EUA), provocando rivalidades e o consequente armamento dessas potências.
- Nacionalismo - o nacionalismo das grandes potências gerou um sistema de alianças entre nações "irmãs" (pan-eslavismo e pangermanismo), cujo objetivo era proteger-se da expansão de outras potências (tidas como rivais). também as nações colonizadas desenvolveram um sentimento de nacionalismo, que se manifestou em ações violentas contra as potencias colonizadoras.
- Política de alianças - diante dos interesses em jogo e do premente choque que esses interesses causariam, iniciou-se entre os países uma política de alianças (principalmente entre nações "irmãs" - de mesma língua ou mesma origem étnica). As alianças visavam à defesa dos interesses comuns e a defesa mútua. Esse sistema de alianças gerou dois blocos: a Tríplice Aliança - Alemanha, Império Austro-Hungaro e Itália (países do pangermanismo e a Itália que também era um país recém unificado) e a Tríplice Entente - Inglaterra, França e Rússia (unindo ao lado da Rússia os países pan-eslavos e ao lado da Inglaterra e França, os países anglo-saxões como EUA e os da Europa Ocidental)
Oi, Tathy.
ResponderExcluirAgora que vi o comentário com o selinho e vim correndo agradecer... Adorei, muito obrigada!
Fique à vontade para escolher meu award, ok?
Beijos pra você
Ah, tenho que concordar com você: o gato de botas é 10 e na voz do Antonio Bandeiras, fica 11. rsrs
Olá Tahty!!!! Obrigada pelo selinho, porém não consegui visualiza-lo... =(
ResponderExcluirMuito interessante seu blog!!! Gosto muito de blogs que incentivam a cultura e o aprendizado!!! Parabéns pelo seu cantinho!!!
Já me tornei sua seguidora...
Bjosss e ótimo final de semana!!!