A exploração
colonialista europeia e o próprio processo de descolonização provocaram grandes
mudanças sociais, políticas e econômicas na África e na Ásia.
- A pobreza foi marcante nas ex-colônias nos anos após a emancipação política.
- Os países que se formaram após a libertação não foram estabelecidos de acordo com as etnias e os antigos grupos tribais, foram formadas fronteiras artificiais, gerando guerras civis e conflitos até os dias de hoje.
- A exploração comercial empreendida pelos exploradores gerou nas sociedades africanas novas elites ou fortaleceu as já existentes.
- As guerras civis, constantes durante o período colonial, continuaram e, em vários locais, foram extremamente violentas, após a emancipação política das colônias.
- O processo de descolonização na África e na Ásia teve início por iniciativa dos nativos das colônias, que aproveitaram que suas metrópoles estavam enfraquecidas após a Segunda Grande Guerra.
- Uma interpretação eurocêntrica da História, de maneira geral, significa explicar os fatos a partir da visão dos europeus.
- As colônias africanas e asiáticas conquistaram sua emancipação política por meio de movimentos nacionais.
Imagem da guerra civil em Ruanda. Massacre, pobreza, tribos rivais brigando por território e por poder por causa das fronteiras artificiais. É a imagem dos efeitos da colonização no continente africano.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir