Esses exercícios estão presentes na apostila do 1º bimestre do 9º ano, da Editora FTD. Serve para o estudo de meus alunos.
1. Leia com atenção o texto a seguir, que aborda a Constituição de 1891. Depois, responda às questões.
a) De acordo com o texto, quais setores da população ficaram sem o direito de participação política?
Os setores impedidos de participar da política referiam-se aos pobres, aos mendigos, às mulheres, aos menores de idade, aos praças (soldados rasos) e aos membros de ordens religiosas.
b) Quais mudanças propostas pela Constituição o autor do texto considera “inspiração democratizante”?
A eliminação do Poder Moderador, do Senado vitalício e do Conselho de Estado e a introdução do federalismo.
c) Qual é o posicionamento do autor do texto em relação à Constituição de 1891? Para ele, quais setores da sociedade foram favorecidos pelas medidas adotadas?
O autor do texto afirma que, mesmo com algumas medidas de caráter democratizante, a Constituição não conseguiu favorecer o povo, já que não instituiu um significativo aumento da cidadania. Para ele, os setores dominantes rurais e urbanos foram os beneficiados pelas leis aprovadas.
2. Explique como funcionava a política dos governadores no início da República.
Era um sistema em que o presidente apoiava os governadores, que forneciam apoio aos coronéis. Estes, por sua vez, manipulavam a população para votarem em seus candidatos, mantendo-os no poder.
3. O que explicava a expressão “voto de cabresto”? Explique.
Voto de cabresto é uma expressão para se referir a uma prática comum no início da República, em que os coronéis manipulavam e coagiam a população a votar nos candidatos apoiados por eles, com o objetivo de obterem apoio político.
4. Leia a manchete a seguir e responda às questões
a) Qual é o tema abordado na manchete?
O tema abordado traz uma denúncia de prática de voto de cabresto na atualidade, no Rio de Janeiro
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