A Revolução de 30 foi a tomada do poder pela Aliança Liberal, liderada por Getúlio Vargas, em 1930, que marcou o fim da hegemonia política das oligarquias cafeeiras.
Aliança Liberal
Na sucessão presidencial de 1929, ocorreu a cisão política entre as oligarquias cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais. Pelo costume da política café-com-leite o presidente Washington Luís (paulista) deveria indicar um candidato mineiro, entretanto ele indicou o paulista Júlio Prestes.
Campanha para as eleições presidenciais, em 1930.
Assim, a oligarquia política de Minas Gerais aliou-se ao Rio Grande do Sul e à Paraíba, formando a Aliança Liberal. Essa Aliança lançou a candidatura de Getúlio Vargas para a presidência com João Pessoa como vice.
Getúlio Vargas ao lado de João Pessoa.
A campanha de Vargas recebeu o apoio de militares remanescentes do movimento tenentista e angariou a simpatia da população. No sul do Brasil, no nordeste e em Minas Gerais, o apoio popular foi grande e em São Paulo, a Aliança recebeu apoio do Partido Democrático e por vários integrantes do movimento modernista.
Tomada do poder
Apesar das manifestações populares em torno da candidatura da Aliança Liberal, o candidato oficial, Júlio Prestes venceu as eleições. Essa vitória foi acompanhada de protestos, revoltas e manifestações em panfletos e jornais contra a corrupção do sistema eleitoral. dessa forma, os militares oposicionistas começaram a tramar um golpe de Estado. Os líderes da Aliança Liberal não queriam recorrer às armas. porém, em julho de 1930, o assassinato de João Pessoa mudou os rumos do movimento.
A ideia era que as tropas começassem a se movimentar no dia 3 de outubro de 1930, partindo do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba e outros estados aliados. Houve luta em alguns pontos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará, assim mesmo, a viagem ferroviária de Getúlio Vargas para a capital do Brasil conquistou apoio da população.
Os revoltosos esperavam resistência em São Paulo, entretanto isso não ocorreu. A Aliança Liberal saiu vitoriosa, no dia 3 de novembro de 1930, o presidente eleito Júlio Prestes renunciou ao direito de governar e Washington Luís foi deposto. Getúlio Vargas assumiu a presidência do Governo Provisório.
Curitibanos aguardando o desembarque de Getúlio Vargas, na estação ferroviária.
Discurso de Vargas, em Curitiba, na Rua XV de Novembro.
Os revoltosos esperavam resistência em São Paulo, entretanto isso não ocorreu. A Aliança Liberal saiu vitoriosa, no dia 3 de novembro de 1930, o presidente eleito Júlio Prestes renunciou ao direito de governar e Washington Luís foi deposto. Getúlio Vargas assumiu a presidência do Governo Provisório.
Governo Provisório
- üNomeação de interventores federais para os estados (Flores da Cunha no RS);
- üCriação do Ministério do Trabalho, Industria e Comércio (Lindolfo Collor);
- üPromulgação de “Leis Trabalhistas”;
- üCriação da Justiça do Trabalho.
- üControle do câmbio pelo governo;
- üPublicação do Código Eleitoral (instituindo o voto secreto e o voto feminino);
- üCompra e queima de 78 milhões de sacas de café e proibição de novas plantações do produto para reduzir a oferta;
- üCriação do Departamento Nacional do Café e o Instituto do Açúcar e do Álcool;
- üEditado o Código de Minas e das Águas (Nacionalização);
Melhor resumo que encontrei ate agora.. e muito bem explicado..Parabéns!! '')
ResponderExcluir