18 agosto 2012

Convenção - Revolução Francesa

Após a tentativa de fuga do rei Luís XVI, a França passa a ser uma República, governada pela Convenção Nacional (ou simplesmente Convenção), que tinha os jacobinos (liderados por Robespierre) como maioria entre seus membros. 
Refletindo a agitação da época a Convenção foi formada por uma maioria de jacobinos, setor que representava a pequena burguesia e os sans-culottes. Além disso, haviam os girondinos, partido contrário à radicalização do processo revolucionário e defensor das conquistas que prestigiavam os interesses políticos e econômicos da parcela mais abastada da burguesia. Foi a partir desses dois grupos, um mais exaltado e outro conservador, dos quais herdamos os conceitos políticos de “direita” e “esquerda”. Havia também os sans-culottes, grupo que representava as camadas mais humildes da população.


Os sans-culottes e Robespierre: 
figuras centrais do cenário político composto durante a Convenção Nacional.

Para fins legislativos e administrativos a Convenção criou - entre outros - o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário. Enquanto o Comitê de Salvação Pública buscava resolver os problemas internos, investigando os inimigos da Revolução, o Tribunal Revolucionário perseguia e condenava à morte qualquer um que viesse a ser visto como desleal à revolução. A ação desenfreada desse órgão instigou vários setores políticos a se voltarem contra um governo capaz de guilhotinar todo aquele que não concordasse com o governo.
A Convenção Nacional perdurou de 20 de setembro de 1792 até 26 de outubro de 1795. Foi sucedida pelo Diretório, que teve início em 2 de novembro de 1796.

Nenhum comentário:

Postar um comentário