10 fevereiro 2010

14 de Fevereiro - Valentine's Day

O Dia dos Namorados, ou como é chamado em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo muito comum a troca de cartões e presentes.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, por ser a véspera do Dia de Santo Antonio – santo considerado casamenteiro. Em Portugal a data era a mesma que no Brasil até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada no dia 14 de Fevereiro, como no restante do mundo.

A história do Dia de São Valentim remonta ao dia da morte desse santo, considerado mártir da Igreja Católica:

O bispo cristão Valentim viveu no século III d.C. ele se tornou célebre por ter lutado contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, Valentim se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. Devemos lembrar que apesar de ser um bispo Valentim pode se casar pois nessa época não era imposto o celibato para os sacerdotes cristãos – as regras e dogmas da, então recém fundada, Igreja Católica Apostólica Romana somente seriam estruturados a partir do século IV, principalmente após o governo do imperador Constantino.

A desobediencia de Valentim foi descoberta e ele foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe davam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir/morrer, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, Valentim morreu no dia 14 de fevereiro de 270. Esse dia era a véspera das lupercais, que eram festas anuais celebradas no Império Romano em honra a Juno (esposa de Júpiter, protetora das mulheres e do matrimônio) e Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes, de Juno e Pan, caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Uma versão que explica a data comemorativa diz que durante a Idade Média, como o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros, os namorados usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como o Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day.

Atualmente, o dia é associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.


Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Sendo por isso que muita gente não comemora essa data, considerando-a apenas um dia comercial. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil (segundo dados da Associação Comercial).

10 comentários:

  1. Fantástica História e te confesso que desconhecia muita coisa sobre o Dia de San valentim - para mim era o dia do cupido.
    Sempre bom estar aqui aprendendo um pouco mais.
    Thaty desculpe se estou um pouco sumida , mas sempre apareço para visitar os meus amigos.
    Fico feliz em poder ler suas postagens novamente. Estava com saudades.
    Beijos e bom carnaval e quando puder passe na Vitrine e veja a postagem da promoção com o seu texto que publiquei. Já tem outras postagens mas a sua está com todas as honras.

    ResponderExcluir
  2. eu achei a historia de valentine´s day linda

    ResponderExcluir
  3. Adoreii, estou fazendo trabalho sobre isso...Acho q vou tirar 10 !

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muito a fazer meu trabalo

    ResponderExcluir