09 março 2015

Sobre a importância do estudo da História


Além de ser a melhor matéria DE TODAS, o estudo da História é importante por nos possibilitar o conhecimento do passado dos diferentes grupos sociais e o melhor entendimento da evolução do ser humano ao longo dos tempos e no presente. O interesse por fatos históricos é muito antigo. Tanto que foi na Grécia Antiga que os primeiros estudiosos começaram a pesquisar o passado.


A história não é a verdade sobre o passado, mas é feita de versões verossimilhantes sobre o passado, já que o historiador tem um compromisso com a realidade e não pode inventar nada.

A história é continuamente construída e reconstruída com base na pesquisa de fontes; por isso, trata-se de um conhecimento feito de versões sobre a realidade do passado.

A História se relaciona com o passado da humanidade e ainda está presente no nosso cotidiano.

A História nos concede a possibilidade de compreender algumas situações ou os problemas da atualidade.

Pode-se afirmar que civilização é um processo pelo qual os elementos culturais de uma sociedade (conhecimentos, técnicas, bens e realizações materiais, valores, costumes, gostos, etc.) são coletivos e/ou individualmente elaborados, desenvolvidos e aprimorados.

11 comentários:

  1. Estudar história é abrir a mente para o NOVO.Pois a história nós revela q mundo está em contante transformação e desenvolvimento. Parabéns pelo material professora.

    ResponderExcluir
  2. Muixto legal. Me ajudou muito no dever de casa....

    ResponderExcluir
  3. Realmente uma definição bem legal de historia, muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito interessante e me ajudou no meu dever de amanhã

    ResponderExcluir