17 maio 2016

Filmes sobre Totalitarismo, entre Guerras e Segunda Guerra Mundial

Existem muitos filmes sobre Segunda Guerra Mundial, mas não há muitos filmes sobre o período entre guerras. Consegui selecionar alguns:


A Onda (2008)
Totalitarismo em geral


Cena do filme A Onda (Die Welle)

O professor Rainer Wenger ministra um projeto de uma semana com seus alunos sobre autocracia. Durante as discussões em sala, os alunos levantam a teoria de que seria impossível existir uma ditadura na Alemanha atualmente, depois de terem passado pelo enorme trauma de um governo nazista. O professor propõe um experimento social, para mostrar o quão fácil é manipular as massas: muda as carteiras de lugar, reposiciona os alunos, como parte do exercício exige maior disciplina e aos poucos vai tornando a turma um grupo coeso. O grupo adere a um uniforme, um nome, um símbolo e até uma saudação. Os alunos começam a perceber mudanças em seu comportamento e o que era apenas um experimento de sala de aula, extrapola os limites da escola.



V de Vingança (2005)
Totalitarismo em geral - regime fictício


Fonte da imagem: http://barbarizandox.blogspot.com.br/
2013/02/v-de-vinganca-o-filme.html


É uma adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome de Alan Moore e David Lloyd, publicada pela DC Comics sob a sua marca Vertigo.

No final da década de 2020, o mundo está em crise e em guerra; os Estados Unidos não são mais uma superpotência como consequência de uma guerra civil, enquanto uma pandemia mortal do "vírus de Santa Maria" assola o continente europeu. O Reino Unido permanece como um dos poucos países estáveis sob o regime fascista e totalitário do partido Fogo Nórdico, comandado pelo Alto Chanceler Adam Sutler. Nessa distopia o herói V luta para derrubar esse regime totalitarista e devolver a democracia ao povo inglês, se vingando daqueles que o desfiguraram por ser um "indesejado" da sociedade (homossexuais, opositores políticos, doentes, deficientes, etc.).



Chá com Mussolini (1999)
Fascismo Italiano

Luca Innocenti um garoto nascido fora dos laços do matrimônio e não-reconhecido oficialmente por seu pai, que luta por sua independência e para achar um meio onde possa desenvolver seu apreço pela arte. O filme se passa em Florença à beira da Segunda Guerra Mundial.


Os últimos dias de Mussolini (1974)
Fascismo Italiano

O filme tenta fazer um apanhado do que teriam sido os últimos momentos do ditador fascista Mussolini. Passa-se me abril de 1944, quando Mussolini e sua amante, Clara Pettaci, fogem para Milão, tentando chegar até a Suíça. Mas são capturados pelos guerrilheiros, os partigiani. 

Concorrência Desleal (2001)
Fascismo Italiano
Capa do filme

Umberto é um alfaiate que repentinamente começa perder sua clientela para uma loja vizinha, de propriedade de Leone, que oferece roupas a preços mais baixos. Apesar da rivalidade, os filhos de ambos demonstram grande amizade entre si. Até que um dia vêm a público as diferenças que os concorrentes cultivavam em sigilo: durante uma discussão, Umberto se refere de forma depreciativa ao fato de Leone ser judeu, condição que ele ocultava. A polícia fascista presencia o bate-boca e o comerciante passa a ser perseguido, perdendo sua loja, seus direitos e sua dignidade. Ao testemunhar a desgraça do rival, Umberto se arrepende e trata de fazer o possível para ajudá-lo.
Concorrência Desleal (2001)
  
Amém (2002)
Nazismo
Kurt Gerstein é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.  


Caçadores de Obras-primas (2014)
Nazismo

Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe. 

Corações de Ferro (2014)
Nazismo

Atenção: Não recomendável para menores de 16 anos

Durante o final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de cinco soldados americanos é encarregado de atacar os nazistas dentro da própria Alemanha. Apesar de estarem em quantidade inferior e terem poucas armas, eles são liderados pelo enfurecido Wardaddy, sargento que pretende levá-los à vitória, enquanto ensina o novato Norman a lutar.

Um sinal de esperança (1999)

Nazismo

Na Polônia ocupada pelos nazistas, em plena Segunda Guerra Mundial, Jakob, um comerciante empobrecido, traz esperança e humor num gueto judeu, ao reportar boletins fictícios sobre os passos das tropas da Aliança para derrotar o exército de Hitler. Mas quando os soldados alemães tomam conhecimento da fictícia rádio, eles partem em busca do suposto herói que vem mantendo acesa a chama da resistência.
Capa do filme

A polícia de Hitler, um retrato do mal
(1985)
 
Nazismo
A história de Helmut e Karl Hoffmann, irmãos que presenciaram toda a ascensão do poder de Hitler na Alemanh. Helmut decide alistar-se na SS, a polícia nazista, e acaba se tornando um oficial de sucesso e poder.
Karl junta-se ao Exército da Salvação, e vive a experiência de conhecer o lado mais obscuro do nazismo quando o ES é eliminado e ele é jogado na prisão, tendo depois que alistar-se no exército alemão. Irmão volta-se contra irmão e à medida em que o Terceiro Reich vai perdendo a guerra, junto a ele a relação desses dois irmãos também ficará em ruínas.

O Diário de Anne Frank (2009)
Nazismo

Holanda, 1942. Anne Frank vive no sótão secreto de um estabelecimento comercial, juntamente com seus pais, Otto e Edith, e sua irmã Margot. Além deles vive no local uma outra família judia, composta por Hans Van Daan, Petronella Van Daan, Peter Van Daan  e Albert Dussell, um idoso dentista. Anne Frank, uma jovem de 13 anos, documenta sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi providenciado por Kraler e Miep, bondosos proprietários de lojas. Por dois anos eles ficam escondidos, vivendo sempre na apreensão de saberem que podem ser traídos ou descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disto eles sonham com dias melhores.

O Diário de Anne Frank - filme completo

O Triunfo da Vontade (1935)
Nazismo

O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

O Tigre Branco (2012)

Cena do filme
Nazismo e Stalinismo

Nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, o exército russo vai ter que travar uma batalha contra um misterioso tanque fantasma conhecido como Tigre Branco. O sangento russo Ivan Naydenov se torna obcecado com a sua destruição.



Companhia de Heróis (2013); 
Nazismo

Ambientado na segunda guerra mundial o filme retrata a busca incessante dos soldados americanos por cientistas, oficiais do exército alemão, que estariam desenvolvendo bombas com alto poder de destruição.

O Grande Ditador (1940)
Nazismo
Cena do filme

Adenoid Hynkel assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu, que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard), por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Seu próximo passo é invadir Osterlich, um país vizinho, e para tanto negocia um acordo com Benzino Napaloni, ditador da Bacteria.

Noite e neblina (1955)

Nazismo

Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente.

A menina que roubava livros (2013)
Nazismo

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu  que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com a amigo Rudy.

A menina que roubava livros - filme completo 

Bent (1997)
Nazismo

Atenção: Não recomendável para menores de 16 anos

Na Alemanha nazista, no período que antecedeu a guerra, Max, um homossexual, é enviado para o campo de concentração de Dachau. Ele tenta esconder sua homossexualidade usando uma estrela amarela, que era a forma de identificar judeus, em vez do triângulo rosa usado para "marcar" os homossexuais. No campo se apaixona por Horst, outro prisioneiro homossexual que usa com orgulho seu triângulo rosa.  

Lore (2012)
Nazismo

Atenção: Não recomendável para menores de 16 anos
 
O exército alemão entrou em colapso. O Terceiro Reich chegou ao fim e os aliados ocuparam a Alemanha na primavera de 1945. Esta situação faz com que a família da jovem Lore  se desintegre, já que seu pai, um oficial da polícia nazista, foge às pressas e logo é seguido pela mãe. Lore recebe instruções para levar seus quatro irmãos mais novos ao encontro da avó, que vive na distante Hamburgo, precisando enfrentar a fome, o frio e os perigos inerentes da viagem. 

Cena do filme
Uma mulher contra Hitler (2005)
Nazismo
Sophie Scholl é a única mulher da organização Rosa Branca que luta contra a opressão, tortura, censura e falta de liberdade de expressão do III Reich, divulgando suas ideias por meio de panfletos. A história detém-se em Sophie e conta o drama verídico de seu combate ao nazismo.


Arquitetura da Destruição (1989)
Nazismo
Um documentário que fala sobre a estética do Partido Nacional Socialista Alemão e como o empenho em criar o Ideal Ariano provocou o extermínio de milhões. Alguns aspectos são mencionados, como a epifania de Hitler enquanto assistia à ópera de Wagner, "Rienzi"; a ascensão do ideal greco-nórdico homoerótico; os paralelos traçados entre a arte degenerada dos cubistas e dadaístas e os doentes mentais/ deficientes físicos; a obsessão nazista pela pureza e higiene e, finalmente, o rebaixamento dos judeus a vermes. 

Um ato de Liberdade (2008)
Nazismo
Os irmãos Tuvia, Zus e Asael, ao fugir da perseguição nazista aos judeus, se escondem em uma floresta que conhecem desde a infância. De início eles apenas pensam em sobreviver, mas à medida que seus atos de bravura se espalham diversas pessoas passam a procurá-los, em busca de liberdade. Tuvia assume a posição de líder mas é contestado por Zus, que teme que suas decisões os levem à morte. 

Um homem bom (2008)
Nazismo
John Halder é um tranqüilo professor universitário, que vive em paz com sua família na Alemanha e tem em Maurice um grande amigo. Um dia Halder passa a prestar mais atenção em uma de suas alunas e, com a carreira em ascensão, lida com pessoas do governo nazista, sem se dar conta do perigo que ele e seu país estão correndo. 
 
A escolha de Sofia (1982)
Nazismo
 
Atenção: Não recomendável para menores de 16 anos

Em 1947 Stingo, um jovem aspirante a escritor vindo do sul, vai morar no Brooklyn na casa de Yetta Zimmerman, que alugava quartos. Lá conhece Sofia Zawistowska, sua vizinha do andar de cima, que é polonesa e fora prisioneira em um campo de concentração e Nathan Landau, seu namorado, um carismático judeu dono de um temperamento totalmente instável. Em pouco tempo tornam-se amigos, sendo que Stingo não tem a menor idéia dos segredos que Sofia esconde nem da insanidade de Nathan.

Sunshine, o Despertar de um Século (1999)
Nazismo
Cena do filme

Atenção: Não recomendável para menores de 16 anos

O filme narra a saga de três gerações de sua família judia-húngara, de 1828 até os dias de hoje, misturando ficção com cenas de documentários históricos. Na ânsia de subir na carreira de advogado, Ignatz troca o sobrenome. Fiel defensor do império austro-húngaro, acaba tendo problemas com o irmão Gustave, um revolucionário comunista. Adam, filho de Ignatz, não liga para a política. Ainda muito jovem, descobre seu talento para a esgrima e torna-se um atleta olímpico. Torna-se amante da esposa de seu irmão. Com a proximidade da II Guerra, os irmãos se convertem ao catolicismo. Adam ganha medalha de ouro nas Olimpíadas, mas quando a Alemanha invade a Hungria, nem mesmo sua reputação olímpica consegue evitar que ele e sua amante escapem dos horrores do Holocausto. Filho de Adam, Ivan, decepcionado com as promessas políticas dos comunistas de um mundo melhor, decide se arriscar e enfrenta o passado, tendo a coragem de descobrir algumas verdades sobre si mesmo. 

Conspiração (2001)
Nazismo
Em setembro de 1939 Adolf Hitler invadiu a Polônia, dando início à 2ª Guerra Mundial. No inverno de 1942 as tropas dele estavam famintas e congelando nas nevascas da Rússia, onde seu melhor general morreu de enfarto, e os Estados Unidos tinham entrado na guerra. Pela 1ª vez o sonho de Hitler sobre o império alemão durar mil anos ficou incerto. Enquanto Hitler contratava e demitia generais e o inverno ficava mais frio, 15 homens de confiança do III Reich, liderados pelo general da SS Reinhard Heydrich, se encontraram para uma reunião secreta em Wannsee, subúrbio de Berlim. Em duas horas eles mudaram o mundo para sempre, pois ali foi decidido a "Solução Final", que tinha por objetivo eliminar todos os judeus da Europa. 

Filhos da Guerra (1990)
Nazismo

Salomon Perel, um jovem judeu, foge com a família para a Polônia às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A casa da família é invadida, mas ele consegue fugir levando o irmão, Isaak. Os dois se separam e Sallomon acaba se passando por membro da Juventude Hitlerista para manter-se vivo. Baseado numa história real. 

Cinzas da Guerra (2001)
Nazismo

Miklos Nyiszli é um judeu que foi escolhido por Josef Mengele para trabalhar como patologista no campo de concentração de Auchswitz, em plena 2ª Guerra Mundial. Nyiszli vive com o dilema de ajudar a exterminar seu próprio povo ou garantir mais algum tempo de vida, que ele mesmo não sabe quanto será. Assim como ele existem diversos outros judeus, que foram os Sonderkommandos, que pretendem se rebelar contra os nazistas. Até que, quando o motim está prestes a começar, eles descobrem uma garota de 14 anos que inexplicavelmente sobreviveu à câmara de gás.  

Os falsários (2007)
Nazismo

Após ser preso e levado a um campo de concentração, Salomon Sorowitsch concorda em ajudar os nazistas em uma operação de falsificação criada para financiar os esforços de guerra. Neste processo mais de 130 milhões de libras esterlinas foram impressas. Como o Reich sabia que o fim da guerra estava próximo, ordenou que fossem impressas notas na moeda dos inimigos da Alemanha. A intenção era que esta atitude minasse a economia dos países e, ao mesmo tempo, ajudasse os cofres alemães. Tratava-se da Operação Bernhard, que contou com a participação de prisioneiros de diversos campos de concentração.
 
A seguir segue uma listagem de filmes sobre os quais existe uma postagem anterior com a sinopse de cada um. o link dessa postagem éFilmes sobre a Segunda Guerra

  • A Lista de Schindler (1993)
  • O Resgate do Soldado Ryan (1998)
  • A Vida é bela (1997) 
  • O Pianista (2002)
  • Cartas de Iwo Jima (2006) 
  • Bastardos Inglórios (2009) 
  • Círculo de Fogo (2000)
  • A Queda (2004) 
  • O Jogo da Imitação (2014)
  • Além da linha vermelha (1998) 
  • Pearl Harbor (2001) 
  • Império do Sol (1987)
  • A conquista da honra (2006)
  • A espiã (2006)
  • Operação Valquíria (2008) 
  • O Menino do Pijama Listrado (2008) 
  • Stalingrado (1993) 
  • O Julgamento de Nuremberg (2000)
  • Códigos de Guerra (2002)
  • O Capitão Corelli (2001)
  • Enigma (2001) 
  • O Leitor (2008) 
  • Memphis Belle (1990) 
  • As crianças de Paris (2010)
  • Band of Brothers (Série para a TV de 2001)

2 comentários:

  1. Parabéns professora Tathy pelo conteúdo e pelo artigo, são muito tópicos e temas interessantes.

    Abraços,

    Andréia

    ResponderExcluir
  2. Todos deveriam assistir pelo menos uns 3 ou 4 desses para evitar os erros absurdos do passado.

    ResponderExcluir