03 setembro 2009

Livros sobre Piratas

Resolvi fazer uma lista de alguns livros interessantes sobre Piratas e Corsários, para aqueles que tem interesse no assunto.

STEVENSON, Robert Louis. A Ilha do Tesouro. São Paulo, Editora Nacional, 2008. 48p.




A Ilha do Tesouro é um dos clássicos da literatura infanto-juvenil escrito por Robert Louis Stevenson em 1883, livro sobre piratas e tesouros enterrados.
Nele um garoto, cujos pais são proprietários e moradores de uma pequena pensão numa cidade litorânea da Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar. Diversos fatos vão acontecendo, até que o jovem menino se vê num navio indo em busca de um tesouro. Daí para frente é muita ação e aventura.
Como curiosidade, foi nesse livro que pela primeira vez apareceu um mapa do tesouro, onde a arca cheia de ouro enterrada estava marcada com um grande X, hoje tão comum nesse tipo de história. E também foi neste livro que o conhecido estereótipo de pirata - aquele com perna-de-pau e um papagaio no ombro - apareceu e se tornou tão popular.

MAGALHÃES, Ana Maria e ALÇADA, Isabel. Piratas e Corsários. Alfragide - Portugal, Editora Caminhos, 2006. 64p., ilustrado.



Esse livro traz histórias e biografias de alguns dos grandes aventureiros dos mares, num pequeno álbum ilustrado e colorido. O livro é recomendado para 5ªª séries e é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, de Portugal, para leitura orientada na sala de aula. também é recomendado pelo Serviço de Apoio à Leitura do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Infelizmente não há cópias desse livro nas bibliotecas de Curitiba, mas é possível comprá-lo pela internet.

JOHNSON, Cap. Charles. Piratas: uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos. Porto Alegre: Editora Artes e Ofícios, 2003. 430 p., ilustrado.



Esse livro se assemelha a um diário de bordo, no qual o autor o Capitão Charles Johnson narra sua aventuras e viagens. Muitos são os detalhes interessantes narrados pelo capitão. Um bom exemplo é quando ele descreve as qualidades essenciais a um bom marinheiro ou quando nos conta sobre os costumes da coroa Inglesa como aquele que exige que nenhum navio navegue pelos mares de sua majestade com a bandeira de sua nação no topo do mastro.Suas histórias vão além, como a bela descrição das ilhas canárias ou a imprudência de certos marinheiros que por pura imperícia levaram seus navios a destruição.
O livro, por vezes muito bem detalhado e narrado, trata de um apanhado geral de alguns piratas entre especificamente os anos de 1717 e 1724, época de franca colonização de alguns países em terras recentemente descobertas ou em plena comercialização de produtos extrativistas e especiarias além de, é claro, metais e pedras preciosas.


Vários autores. Contos De Piratas, Corsarios e Bandidos. São Paulo: Ática, 2004. 104p.





É um livro de contos fictícios, são 10 contos sobre piratas e suas aventuras.
(Desculpa pessoal, mas esse eu não tive a oportunidade de folhear nem ler...então não posso dizer mais a respeito.)


LUCENA SALMORAL, Manuel. Piratas, Corsarios, Bucaneros e Filibusteros. Madrid, Sintesis, 2005. 345p.


O livro Piratas, corsários, bucaneiros e flibusteiros faz uma síntese das diferentes modalidades de piratas que varreram os mares desde 1521 até a extinção da pirataria em 1722. A obra, sem nenhum estilo romanesco, faz uma análise histórica ressaltando as aventuras depredadoras, heróicas e mesmo cruéis dos piratas que destruíram o monopólio português e espanhol no comércio com as terras descobertas da África e da América. O livro ainda enfatiza os ideais de liberdade dos piratas, suas formas de abordagem, seus barcos e seus costumes – comidas, roupas, leis, punições e divisão do butim. Infelizmente ainda não há tradução desse livro para o português.

ARMERO, Alvaro. Piratas, Corsarios y Bucaneros. Madrid, Editorial Lisboa, 2003. 439 p.



"Nós, os sanguinários piratas, somos homens de coragem e desprezamos a vida. Manobramos os cabos do velame com uma mão ... enquanto na outra, seguramos uma garrafa de rum!" Era assim que os piratas se auto-definiam. esses personagens cruéis que encantam e ao mesmo tempo horrorizam algumas pessoas. Esse livro, que infelizmente não há ainda uma tradução para o português, é repleto de narrativas e totalmente documentado com trechos de diários de bordo de verdadeiros piratas, tais como Barbaruiva, Francis Drake e John Hawkins. O livro vai além da imagem romantica de homens livres, sem lei que não fosse a sua.

10 comentários:

  1. Ual, que legal!!! Quer dizer, muitoooooo legal!!!Às vezes eu tenho a nítida certeza de que já fui pirata em outra vida e é claro foi junto com o Johnny Depp...hahahahahahaha
    Muito 10 a postagem!!!
    Beijinhos aventureiros...
    Jackie
    www.johnnydeppmadness.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. o profe, se eu não quiser ler livro (muito demorado), posso ver o filme dos piratas do caribe??? hahaha

    imagino algum aluno falando isso!
    como era o nome daquele outro filme, antiiiiiiiigooo da época do pai?? esqueci, esqueci!

    posso ler Peter Pan?

    ResponderExcluir
  3. Olá Colega
    Também sou professora de História e estava aqui procurando imagens para uma actividade sobre piratas e corsários, com os meus alunos, quando encontrei o seu blogue. Muito interessante e informativo. Parabéns.
    Já vou linkar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.Teresa. Sugiro que leia o livro "Bucaneira-Um Arriscado Resgate". O livro foi recentemente lançado pela Chiado Editora na recente Bienal Internacional do Livro. O livro homenageia as grandes mulheres da história com diversas citações sobre as mulheres que marcaram a história do mundo, na figura de uma mulher pirata que de fato assolou a costa leste do sul nos EUA e em todo o Mar do Caribe. Boa leitura e segue o site: https://www.chiadoeditora.com/livraria/bucaneira-um-arriscado-resgate

      Excluir
  4. Gostei da seleção de livros sobre piratas. Para quem gosta do assunto, indico este blog:
    http://piratas-dos-sete-mares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela postagem! Muito informativa e interessante, gostei muito!

    ResponderExcluir
  6. Convido-os a conhecer o livro "Contos e Encontros Piratas".

    O livro é composto de 12 contos piratas, que se passam no Brasil.

    Uma mistura de aventura, ficção, história, terror, suspense, romance...

    Com certeza agradará a todos os leitores do gênero.

    Também convido-os a conhecer o blog: bussoladospiratas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Para os que gostam de histórias de piratas, foi lançado na recente Bienal Internacional do Livro de São Paulo, pela Chiado Editora de Portugal, o livro "Bucaneira-Um Arriscado Resgate". O comentário geral é que se trata da mais espetacular história de piratas de todos os tempos. Vai a dica do site para obter o e-book ou o livro físico: https://www.chiadoeditora.com/livraria/bucaneira-um-arriscado-resgate

    ResponderExcluir
  8. A ilha - Peter Benchley - ano: 1979. Um livro excelente. Encontrei esse livro por acaso, comprei num brechó, usado, por uns 2 reais, ficou jogado por um tempo e depois peguei para ler. Justamente quando estava jogando Far cry 3,, que também é sobre piratas em uma ilha. Descobri que esse livro virou filme na década de 80, e que seu autor também escreveu o livro que deu origem ao filme clássico "Tubarão". Uma raridade. Recomendadíssimo. https://www.estantevirtual.com.br/b/peter-benchley/a-ilha/528951435?q=a+ilha&ano_max=1990

    ResponderExcluir