24 junho 2014

Informações úteis para o 1º ano

  • A História de Roma Antiga é dividida em 3 partes: a Monarquia, a República e o Império. Após o período de Monarquia, quando Roma era governada por reis etruscos, a cidade de Roma era uma pequena cidade-Estado. Entretanto, ao matar o último rei estrusco, Tarquínio o soberbo, e iniciar o período republicano, Roma começou a expandir seu território. "Mare nostrum" é uma expressão atribuída aos romanos, que significa a apropriação europeia do Mediterrâneo. Sua origem remonta à Antiguidade, quando os romanos venceram Cartago. e passaram a se expandir pelo Mediterrâneo.

  • No período republicano, a massa dos trabalhadores escravos foi obtida por meio das conquistas militares. A substituição do trabalho plebeu pelo trabalho escravo, entretanto, não possibilitou aos plebeus tornarem-se pequenos produtores agrícolas, pois as terras ficavam nas mãos da elite patrícia. As diversões foram um dos expedientes adotados pelos governantes para apaziguar as  populações desocupadas: era o "pão e circo". O Estado assumiu o ônus de abrigar a grande maioria dos desocupados, enquanto a minoria abastada controlava as instituições políticas e dirigia o exército.
  • Sobre o Império Romano devemos lembrar que no final de sua História houve profundas transformações, nos séculos III d.C. e IV d.C., o Império viveu uma fase de crise e de profundas transformações. O cristianismo, que antes era uma religião perseguida, passou a ser aceito e veio a tornar-se a religião oficial do Império Romano, em substituição ao paganismo. Os povos bárbaros (germânicos) invadiram o Império e se estabeleceram em seus territórios, contribuindo para a crise do mundo romano. A divisão político-administrativa do Império fez surgir o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.
  • No início do período imperial em Roma, as práticas clientelistas eram usuais no mundo político republicano, sendo a amizade e o compadrio relações que ultrapassavam a esfera do privado. O sistema eleitoral romano era administrado pela elite e não punia os abusos do poder econômico. As mulheres, crianças, escravos e os que não possuíam a condição de cidadão romano eram excluídos do sistema eleitoral. E, nessa época, com a política do pão e circo, o povo, a plebe ou a massa, constituía um elemento a ser cativado e não excluído.
  • Durante muitos séculos, os antigos romanos divertiram-se com a atuação dos gladiadores nos espetáculos públicos chamados “pão e circo”, eram utilizadas diferentes tipos de armas, permitidas pelas autoridades de Roma. Esses gladiadores eram recrutados, principalmente, entre escravos das áreas dominadas.
  •  O cristianismo, após ter sido durante muito tempo combatido pelo Império Romano, tornou-se sua religião oficial no século IV. O reconhecimento do cristianismo pelo Império Romano corresponde ao Edito de Milão, que concedeu liberdade de culto aos cristãos e proibiu as perseguições.
  •  Quando Maomé fixou residência em Yatreb, teve início uma fase decisiva na vida do Profeta, em seu empenho de fazer triunfar uma nova religião. A cidade de Yatreb, que doravante seria chamada de Medinat al-Nabi (Medina, a cidade do Profeta), tornou-se a sede ativa de uma comunidade da qual Maomé era o chefe espiritual e temporal. Essa mudança para Medina, que assinalou o início da era muçulmana, ficou conhecida como Hégira.
  •  As pregações de Maomé não agradaram a grupos importantes, politicamente, da sociedade árabe. Suas concepções e crenças adotavam o monoteísmo e tinham relações com o cristianismo, conseguindo adesão de muitos que visitavam Meca.
  • No islamismo, que conta com milhões de adeptos no mundo contemporâneo, a peregrinação deve ser realizada pelo menos uma vez na vida, pelos fiéis com condições físicas e financeiras.

  • Vale lembrar sobre o sistema feudal, que caracterizava-se pela propriedade senhorial da terra, regime de trabalho servil e bases essencialmente agrárias. As terras senhoriais eram compostas de reservas senhoriais, trabalhadas pelos servos, de terras destinadas à subsistência dos servos e de terras coletivas, para o uso de todos.

  • Sobre as cruzadas, lembremos que a primeira cruzada tinha como objetivo a conquista da Terra Santa, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os muçulmanos. A marginalização dos cavaleiros, com a crise do feudalismo, foi um fator importante para a existência das Cruzadas também. As campanhas militares dos cruzados eram uma saída para o excedente populacional e a satisfação da necessidade espiritual da peregrinação a Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário