23 junho 2014

Informações úteis para o 2º ano

  • Após a Independência do Brasil, houve 3 fases ou períodos que são constituem o chamado Brasil Império ou Brasil Imperial. O primeiro deles, chamado de Primeiro Reinado, é o período do governo de D. Pedro I, que se inicia com a independência (1822) e vai até a abdicação de D. Pedro I em prol de seu filho, Pedro de Alcântara (1831). O segundo período, denominado Regencial, inicia com a abdicação de D. Pedro I (1831) e encerrado com a aprovação da maioridade de D. Pedro II (1840), o terceiro período, chamado Segundo Reinado é o mais longo dos 3, sendo a época do governo de D. Pedro II, que se4 inicia com o Golpe da Maioridade (1840) e se estende até a Proclamação da República (1889).
  •  O Período Regencial, foi uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições das elites, classe média e camadas populares. Foi um momento marcado por uma grande instabilidade política, gerada por revoltas ocorridas nas províncias, que reivindicavam maior autonomia.Nesse momento, ocorreram revoltas em diversas partes do Brasil, com características diferentes em cada localidade. O que há em comum entre essas revoltas é que elas ameaçaram a ordem reinante, gerando risco de fragmentação político-territorial do país (o Brasil correu o risco de se tornar vários pequenos países independentes). Nas origens dos movimentos insurrecionais estavam as insatisfações contra o governo central e as autoridades locais.
  • Durante o Período Regencial, formaram-se 3 grupos políticos distintos:  Os restauradores (caramurus), portugueses que queriam o retorno de D. Pedro I e o restabelecimento de seus privilégios; os liberais moderados (chimangos), que eram membros da aristocracia rural e queriam a manutenção da escravidão, dos privilégios da elite e a centralização política; e, os liberais exaltados (farroupilhas), membros de uma elite financeira urbana, que defendiam mudanças mais fortes no regime político, tal como a autonomia das províncias e descentralização política.
  • O Golpe da Maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas rebeliões provinciais;
  • O Segundo Reinado, com a consolidação de um projeto político nacional, após os conturbados anos da década de 30 do século XIX, foi um período de paz. Entretanto, o Brasil ampliou sua projeção externa e esteve envolvido em várias questões importantes no plano internacional, principalmente na região da Bacia do Prata. Nesse sentido, destaca-se a participação na Guerra do Paraguai, onde o Brasil formou a Tríplice Aliança, com o Uruguai e a Argentina, contra o Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário