28 março 2016

Armamentos da Primeira Guerra Mundial - Morteiros e Lançadores


Não sou especialista em armas e essa postagem é para auxiliar em um projeto que realizarei com meus alunos. 

As informações aqui contidas, as fotos e os textos foram retiradas do blog Primeira Guerra Mundial - Armas, Fatos e Fotos, portanto, se quiser maiores informações, aconselho a ir direto nesse blog, que é bem interessante e possui informações muito boas. 


Morteiros

Os países envolvidos desenvolveram morteiros devido à sua facilidade em atirar à longa distância mesmo sem visualização do alvo. A palavra morteiro é um sinônimo de almofariz, que é um utensílio de cozinha que serve para amassar os alimentos. Esse instrumento bélico foi desenvolvido pelo britânico Sir Wilfred Stokes, em 1915, e o primeiro era chamado de Stokes Mortar.

Stokes Mortar




"Foi o morteiro mais utilizado pelas forças aliadas durante a guerra tendo, o exército Britânico, 1.636 unidades em operação no final do conflito. Apesar de simples era altamente eficaz podendo atingir uma cadência de tiro de, até, 25 projéteis por minuto com uma alcance de 700/800 metros em ângulo de tiro de 45º à -75º. Sua instalação era muito fácil e se adaptava muito bem nos pequenos ambientes das trincheiras necessitando de dois soldados para sua operação".

Morteiro Austríaco

Infanteriegeschütz M.15
Este morteiro foi utilizado pelas forças Austro-húngaras e, apesar de sua aparência, era uma arma muito potente. Foi construído levando em conta o ambiente comum nas frentes de batalha, as trinchieras. Para seu transporte era desmontada em três peças: berço, tubo e o tripé.

Texto completo em:Primeira Guerra Mundial (Manica's Fecit)



Lançador de Minas


"O Minenwerfer (lançador de minas) é uma classe de morteiros de curto alcance usados extensivamente durante a Primeira Guerra Mundial pelo exército alemão. Eram utilizados por tropas de engenheiros para destruir obstáculos como bunkers e linhas de arame farpado, os quais a artilharia de longo alcance, devido sua imprecisão, não destruíam."

Lançador de Minas

Grupo de soldados Alemães junto a um morteiro de 240 mm denominado: “Ladungswerfer Erhard”. Este tipo de arma era usada principalmente para a destruição de trincheiras e abrigos inimigos.
Texto completo em:Primeira Guerra Mundial (Manica's Fecit)

Lançador de Granadas




Granatenwerfer ou lançador de granadas, foi muito popular no exército alemão, pois conseguia lançar granadas muito mais longe e com muito mais precisão que que a mão humana. 

"Era possível obter uma cadência de tiro de 250-300 por minuto. Existiam variantes nas granadas usadas, sendo a mais utilizada a de fragmentação. Esta granada, quando do seu impacto, incendiava uma pequena quantidade de pólvora impulsionando a granada para cima, então a granada explode e espalha seus estilhaços aumentando seu efeito mortal."
Texto completo em: Primeira Guerra Mundial (Manica's Fecit)

Nenhum comentário:

Postar um comentário