18 novembro 2019

Febre do Ouro - Questões para estudar

Caros leitores, essas questões foram compiladas em alguns livros didáticos, em alguns banco de dados de questões, vestibulares e algumas foram organizadas por mim.

Não é intenção romper com nenhum direito autoral, as questões servem apenas para estudo.

Quais os principais motivos da Guerra dos Emboabas? 

a. Os portugueses queriam manter um monopólio sobre a exploração do ouro, ou seja, apenas funcionários com permissão especial do rei podiam minerar ouro. 

b. Ocorreu porque os paulistas queriam caçar os pássaros chamados de emboabas para retirar sua plumagem para fazer colchões, mas esses animais eram protegidos por lei. 

c. Essa guerra ocorreu porque muitas pessoas foram para a região das Minas Gerais e passaram a disputá-las com os paulistas, que se consideravam únicos com direito de explorá-las. 

d. Os fabricantes de sabão queriam que a cidade de Recife conquistasse a autonomia, para construir a Câmara Municipal e o pelourinho. 

Letra c. Os bandeirantes, paulistas, foram os primeiros a encontrar ouro na região das Minas Gerais, portanto achavam que era seu direito explorar o minério com exclusividade. Porém, quando a notícia do ouro se espalhou, pessoas de diversas áreas do Brasil e até de Portugal foram para a região das Minas para minerar ouro. 

O que era a faiscação? 

a. A faiscação era a atividade realizada por escravos que transportavam equipamentos para a região das Minas. 

b. A faiscação era a primeira etapa de extração do ouro, era uma prática simples que consistia em peneirar a areia do fundo dos rios, com numa peneira ou gamela de fundo cônico. Como o ouro é mais pesado, se deposita no fundo. 

c. Era o nome dos comerciantes, que com suas mulas levavam mercadorias de uma região para outra dentro da colônia portuguesa. 

d. Era a etapa de extração do ouro quando já estavam escavando os veios da montanha, também chamado de mineração. 

Letra b. As etapas da mineração são: faiscação, aluvião e mineração. 

Assinale a única alternativa na qual constem medidas tomadas pela administração portuguesa para administrar a região das Minas: 

a. Criaram a Companhia de Comércio do Maranhão, aumentaram a vinda de escravos capturados na África e permitiram a contínua descoberta de novas regiões mineradoras. 

b. Criaram a Intendência das Minas e o imposto de 20%, chamado de quinto. Todos que encontrassem ouro tinham que reportar às autoridades, quem não o fizesse seria considerado contrabandista. 

c. Portugal investiu no controle do contrabando, por isso qualquer um que encontrasse ouro poderia pagar uma taxa mensal para o direito de explorar o minério. 

d. A coroa portuguesa instalou oficinas de escultura para modelagem de imagens religiosas para o transporte do ouro. 

Letra b. 

Sobre a fiscalização realizada pela Coroa portuguesa na zona mineradora de sua colônia brasileira são feitas as seguintes afirmações:

I - A partir do momento em que os portugueses souberam da descoberta do ouro em terras brasileiras, a necessidade de controle sobre a exploração das jazidas aumentou substancialmente. 

II - A pressão exercida pelos portugueses junto aos mineradores motivou uma série de conflitos entre os colonos e as autoridades metropolitanas. A escassez de metais e pedras foi sistematicamente respondida com o enrijecimento da fiscalização lusitana. 

III - A metrópole oficializou a criação da Intendência das Minas, órgão que deveria administrar as regiões auríferas, respondendo pelo policiamento, a cobrança de impostos e julgamento dos crimes ocorridos nessas localidades. 

Todas estão corretas 

A exploração da atividade mineradora e sua fiscalização na região de Minas Gerais geraram algumas revoltas da população contra a administração portuguesa. Qual das alternativas abaixo indica uma revolta que não se refere à atividade mineradora? 

a. Revolta de Felipe dos Santos 

b. Revolta de Vila Rica 

c. Guerra dos Emboabas 

d. Revolta de Beckman 

Letra d. Lembre-se de que a Revolta de Beckman foi uma das revoltas nativistas, lideradas por senhores de engenho. 

Sobre o período da mineração no Brasil, assinale a única afirmação correta: 

a. Atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração. 

b. A mineração deu origem a uma classe média rural, que teve papel decisivo na independência do Brasil. 

c. A mineração contribuiu para interligar economicamente várias regiões do Brasil. 

d. O ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração. 

Letra c.

(FUVEST - SP) No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar: 

a. A urbanização da Amazônia, o início da produção do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes. 

b. A Introdução do tráfico africano, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra. 

c. O aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas por meio da pecuária e do comércio, a mudança do eixo econômico para o Sul. 

d. A industrialização de São Paulo, a produção de café no Vale do Paraíba, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais. 

Letra c. Minas Gerais fica na região Sudeste do Brasil atual, mas isso não torna a resposta incorreta, pois a capital era em Salvador, Bahia e a descoberta do ouro transferiu o eixo econômico para uma região "mais ao sul". 

Para que os lucros provenientes da extração de diamantes tivessem como destino única e exclusivamente a Coroa Portuguesa, o rei adotou uma série de medidas. Entre elas, podemos citar a seguinte: 

a. Proibiu a circulação de diamantes em forma de barras. 

b. Dispensou a fiscalização para aumentar a exploração. 

c. Escolheu os emboabas para fiscalizar as estradas por onde circulava a produção. 

d. Decretou que a extração de diamantes seria monopólio real. 

Letra d.

(FUVEST - SP) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Assinale a única alternativa onde consta corretamente algumas dessas consequências: 

a. O intervencionismo regulador metropolitano na região das Minas, o desaparecimento da produção açucareira do Nordeste e a instalação do Tribunal da Inquisição na capitania. 

b. A separação e autonomia da capitania das Minas Gerais, a concessão do monopólio da extração dos metais aos paulistas e a proliferação da profissão de ourives. 

c. A solução temporária de problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul. 

d. O incentivo da Coroa à produção das artes, o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos e a importação dos produtos para a subsistência diretamente da metrópole. 

Letra c.

Sobre o Brasil colonial, assinale a única alternativa correta: 

a. Desde o século XVI, a Coroa portuguesa mantinha as áreas de criação de gado no Nordeste, situadas no interior, sob forte vigilância militar. 

b. Os produtos fornecidos pelo gado, como o charque e os artefatos de couro, tornaram a pecuária tão lucrativa quanto a produção de açúcar nos séculos XVI e XVII. 

c. A pecuária exigia uma vasta mão de obra, utilizando largamente o trabalho escravo africano. 

d. A pecuária na América portuguesa começou na Região Sul e se espalhou em direção ao interior do Nordeste 

Letra b. A pecuária era uma atividade realizada por mestiços, brancos pobres e pessoas livres em geral. Essa atividade se estendeu pelo interior, em várias regiões da colônia, nordeste, sudeste e sul. O objetivo era fornecer artigos de couro, carne seca (charque) e animais de tração e carga para a região litorânea que se especializou na atividade açucareira. Com a descoberta do ouro, os pecuaristas passaram a fornecer também para a região mineradora.

Assinale a única alternativa que NÃO tem relação com a mineração de ouro no Brasil colonial: 

a. A exploração era feita com mão de obra escrava. 

b. Data do final do século XVII, inicialmente em São Paulo e Paraná. 

c. A fiscalização e a coleta de impostos eram feitas pela Intendência das Minas através das Casas de Fundição. 

d. A derrama era o confisco de bens e posses feitos pela Coroa quando os impostos sobre a Mineração não alcançaram a meta anual. 

Letra b. A produção aurífera do Paraná foi irrisória, ou seja, tão pequena que não chegou a estabelecer um "ciclo de mineração". Portanto, consideramos a ciclo econômico do ouro a partir da descoberta de ouro em Minas.

Sobre as mudanças ocorridas no Brasil por causa do ciclo do ouro analise as relacionadas abaixo e depois assinale a correta: 

I. Povoamento e ocupação do interior do Brasil; 

II. Aumento da população colonial devido a vinda de estrangeiros em busca de ouro; 

III. Diminuição da dívida de Portugal com a Inglaterra. 

IV. Aumento do comércio de gêneros alimentícios; 

V. Organização de um mercado voltado para o consumo da própria colônia; 

VI. Multiplicação dos caminhos pelo interior 

Todas são mudanças relacionadas ao ciclo do ouro 

A atividade mineradora no Brasil concentrou-se, sobretudo, na região de Minas Gerais, onde foram construídas vilas e cidades como Ouro Preto, Mariana e Diamantina. Em cidades como essas, é possível ver até hoje os reflexos da vida social e cultural que surgiu em torno da mineração. Em termos artísticos, podemos dizer que o gênero de arte largamente praticado em Minas, na época da Mineração, foi: 

a. Realismo 

b. Barroco 

c. Neoclássico 

d. Rococó 

Letra b.

(UFES) A expansão do ouro aparentemente simples atraiu milhares de pessoas para a América Portuguesa cuja população estimada passou de 300 000 habitantes em 1690 para 2 500 000 em 1780. Metade desse aumento demográfico ocorreu na região mineradora. Considerando essas afirmações, pode-se afirmar que:

a. O denominado “ciclo do ouro” possibilitou uma espécie de atração para o mercado interno desenvolvido pela mineração e, assim, contribuiu como fator de integração regional na América Portuguesa. 

b. A população atraída para a mineração também desenvolveu intensa atividade agrária de subsistência, propiciando reconhecida autossuficiência que inibiu qualquer tipo de polarização. 

c. O Regimento dos Superintendentes / Guardas-Mores e Oficiais Deputados para as Minas que em 1702 instituiu a Intendência das Minas mantinha rigorosa disciplina militar e constante vigilância na Estrada Real, impedindo o ingresso de emboabas e mascates nas regiões de ouro e diamante. 

d. A integração regional da América Portuguesa consolidou-se durante a União Ibérica (1580-1640) quando foi removida a linha de Tordesilhas, possibilitando a convergência das regiões de pecuária para o grande entreposto comercial que consagrou a região de Minas Gerais.

Letra a.

Outras informações úteis sobre o assunto:

Casa de Fundição era o local onde o ouro em pó era transformado em ouro em barras.

Quinto era a taxa de 20% cobrada sobre o total minerado de ouro, prata e diamantes.

Derrama era a cobrança dos impostos em atraso ou de um imposto extraordinário.

Capacitação era um imposto que incidia sobre cada um dos escravos que eram propriedade do minerador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário