18 novembro 2019

Feudalismo - Idade Média - questões para estudo

Caros leitores, essas questões foram compiladas em alguns livros didáticos, em alguns banco de dados de questões, vestibulares e algumas foram organizadas por mim.

Não é intenção romper com nenhum direito autoral, as questões servem apenas para estudo.

Na região europeia, onde era o Império Romano do ocidente, se instalaram vários reinos germânicos. Os que deram origem, muito mais tarde, à Portugal foram os visigodos. Entretanto, nós estudamos especialmente os francos. Por quê? 

a. Porque esse povo deu origem à França, que colonizou o Brasil.

b. Porque os francos foram os únicos povos germânicos que continuaram politeístas, cultuando os deuses nórdicos.

c. Porque os francos foram os primeiros germânicos a se converterem ao cristianismo, formando uma aliança com a Igreja Católica.

d. Porque os francos se converteram ao islamismo, ajudando na expansão da religião muçulmana sobre a Europa.

Letra c.

Qual foi a importância da Batalha de Poitiers para a Europa Ocidental? 

a. Nessa batalha, os francos derrotaram os muçulmanos, impedindo o avanço do Islã sobre a Europa.

b. Nessa batalha, os francos foram derrotados, sendo obrigados a se converterem ao islamismo.

c. Essa batalha pôs fim ao Império Romano do Oriente, quando os francos derrotaram os bizantinos.

d. Essa batalha foi importante, devido à vitória dos francos sobre as populações indígenas da América.

Letra a.

O que foi o Renascimento Carolíngio? 

a. Foi a instalação de fortalezas espalhadas nas fronteiras do reino Franco, para facilitar a defesa.

b. Foi a vitória dos francos sobre os demais povos germânicos, formando um grandioso império.

c. Carlos Magno tinha a intenção de propagar os ensinamentos da Igreja Ortodoxa Bizantina, por isso mandou construir escolas.

d. Carlos Magno queria um clero mais qualificado e uma nobreza capaz de garantir uma boa administração, por isso construiu escolas, promovendo uma renovação cultural.

Letra d.

Após a morte de Carlos Magno, o Império Franco se desintegrou. Por quê? 

a. Porque os muçulmanos voltaram a atacar e, dessa vez, foram vitoriosos.

b. Por causa da Batalha de Poitiers, onde o filho de Carlos Magno foi derrotado por Pepino, o Breve.

c. Porque seu filho não teve força política e não conseguiu invadir novos territórios, perdendo apoio dos nobres. Os netos de Carlos Magno dividiram o império em três partes.

d. Porque cada filho de Carlos Magno queria ser rei e começaram a brigar entre si.

Letra c.

Qual foi a consequência do desmembramento do Império Carolíngio? 

a. Desmembramento do Império Carolíngio e o surgimento do sistema feudal.

b. Ressurgimento de um império grandioso no Ocidente, nos mesmos moldes do Império Romano.

c. Desmembramento do Império Romano do Oriente e o surgimento do sistema socialista.

d. O Império se desmembrou depois de guerras com os muçulmanos. Os herdeiros do trono se tornaram muçulmanos e dividiram o império.

Letra a.

O que é feudalismo? 

a. É o conjunto de crenças que surgiu durante a Idade Média para contrariar os ensinamentos católicos.

b. É o sistema econômico e político que se desenvolveu após a Segunda Guerra Mundial, no leste europeu.

c. O feudalismo é o sistema econômico, político e social que vigorou durante a Idade Média europeia, que se fundamenta especialmente sobre a propriedade da terra.

d. O feudalismo é o nome da religião desenvolvida no Japão, na época do primeiro imperador Yamamoto.

Letra c.

O período medieval europeu é considerado teocêntrico. O que é teocentrismo? 

a. É a doutrina científica que defende que a Terra é plana.

b. É a doutrina religiosa que nega a existência de Deus ou deuses.

c. É a crença de que Deus está no centro de tudo, de todas as preocupações, todas as explicações e todos os estudos.

d. É um tipo de governo no qual o centro é um governante escolhido com princípios religiosos.

Letra c.

O que era a Paz de Deus? 

a. Movimento criado para impedir toda e qualquer guerra

b. Movimento criado para diminuir a violência e proteger a população da brutalidade.

c. Movimento que buscava o fim de todas as armas nucleares e o desarmamento da população.

d. Movimento que criou a ONU.

Letra b.

O que era a Trégua de Deus?

a. Era o incentivo a batalhas e guerras, desde que ocorressem em nome da Igreja e de Deus.

b. Era a proibição de combates, disputas e torneios em alguns dias da semana e épocas específicas.

c. Era a proibição de combates em alguns dias da semana, mas os torneios eram liberados em qualquer época.

d. Era uma estratégia de guerra, que consistia em declarar uma trégua para enganar o inimigo.

Letra b.

Quando os germânicos eram politeístas, a Igreja Católica não tinha nenhuma força, mas aos poucos a Igreja Católica se tornou a instituição mais poderosa da Europa. De onde vinha o poder da Igreja Católica? 

a. Do medo que os germânicos tinham de morrer antes do batismo como cristãos.

b. O poder da Igreja vinha do fato de que os padres católicos se tornaram guerreiros e puderam, por meio da força e dos combates, impor a religião cristão sobre os germânicos.

c. Muitos nobres ricos, donos de terra, doavam bens e lotes de terra para a Igreja, assim a Igreja foi se tornando cada vez mais rica e poderosa, pois a terra era a medida da riqueza.

d. A Igreja tornou-se poderosa pregando o politeísmo germânico, adaptando e sincretizando os deuses nórdicos aos santos católicos.

Letra c.

Sobre a educação na Idade Média europeia, analise as frases abaixo e depois assinale a alternativa correta: 

I. A educação na Idade Média era uma função da Igreja, tanto para instruir os filhos da nobreza quanto para ensinar aqueles que quisessem seguir uma vida religiosa.

II. As primeiras escolas funcionavam nos mosteiros, ao lado de catedrais ou em paróquias.

III. Somente a partir do século XII começaram a surgir as primeiras universidades.

IV. Nessas escolas cristãs aprendiam-se latim, gramática, aritmética, geometria, música, astronomia, retórica e dialética.

 Todas estão corretas.

O que era heresia? 

a. Era uma festa religiosa, celebrada nas vésperas da Páscoa, para agradecer a boa colheita.

b. Heresia toda manifestação que contestava os ensinamentos da Igreja, que questionava seus dogmas, ou seja, sua doutrina e não aceitavam a autoridade do Papa.

c. Era uma manifestação de religiosidade católica, onde as pessoas se puniam pelos pecados cometidos se auto flagelando, ou seja, batendo em si mesmas com um pequeno chicote.

d. Era uma parte da administração do feudo, uma divisão que mais tarde deu origem a freguesia.

Letra b.

Qual eram as funções do Tribunal do Santo Ofício? 

a. Punir aqueles que desobedecessem a Trégua de Deus.

b. A função de combater a expansão da religião muçulmana, por meio da atuação dos padres jesuítas.

c. Tinha a função de converter católicos à religiosidade nórdica.

d. A função de investigar, interrogar, julgar e punir os casos de heresia e bruxaria.

Letra d.

O que foram as Cruzadas? 

a. Foram peregrinações religiosas, pacíficas, em direção à Jerusalém para rezar pela salvação dos pecados.

b. Era um jogo medieval, o único jogo no qual podiam competir nobres e camponeses juntos.

c. Era a forma de cruzamento de cavalos, misturando as raças de cavalo europeu com os cavalos árabes, para garantir uma espécie mais forte e rápida.

d. Foram expedições militares incentivadas e patrocinadas pela Igreja de Roma, pelos reis e nobres europeus.

Letra d.

Quais as principais consequências das Cruzadas? 

a. Reconquista da Península Ibérica com a expulsão dos muçulmanos e aumento da intolerância religiosa;

b. Os algarismos arábicos deixaram de ser usados;

c. Com o crescimento de vilas e cidades, que se tornaram centros de comércio, se formou um novo grupo social, os burgueses, que viviam do comércio e artesanato;

d. O contato com outros povos fez com que os povos europeus tivessem mais medo de navegar nos mares;

e. As cidades italianas de Veneza e Gênova passaram a exercer domínio comercial na Europa;

f. O abastecimento de madeira, peles, couros, especiarias, açúcar, perfumes e marfim, vindos do Oriente, passou a ser frequente na Europa;

g. Intensificou a atividade comercial e o renascimento das cidades;

h. Enfraqueceu o poder dos nobres, aumentando a centralização do poder nas mãos dos reis;

Letras a,c,e,f,g,h.

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