07 outubro 2009

Sobre a construção do Muro de Berlim

O Muro de Berlim (Berliner Mauer em alemão) foi – além de um símbolo – uma realidade, uma barreira física dividindo a Alemanha em duas entidades estatais distintas, a “Alemanha Ocidental”, capitalista, denominada República Federal da Alemanha (RFA) e a“Alemanha Oriental”, socialista, denominada República Democrática Alemã (RDA).
Esse muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio – Berlim Ocidental (RFA) e Berlim Oriental (RDA) – também simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes, onde um desses blocos era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América e o outro era constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético, liderados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Construção do Muro de Berlim, em 1961

O famoso Muro começou a ser construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, por soldados soviéticos com o auxílio de alguns operários alemães. O Muro foi erguido em um único dia e dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Esse muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de atravessar para o lado Ocidental.

Mas, qual o porquê dessa divisão?

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países “vencedores”, apelidados de “Os Três Grandes” – EUA, Inglaterra e URSS – passaram a organizar o destino das regiões arrasadas pelos combates da guerra.

Trabalhadores da Alemanha Oriental construindo o Muro, em 1961.

Dessa forma, foi constituído, em 1949, a OTANOrganização do Tratado do Atlântico Norte (ver mais sobre a OTAN na postagem específica) – para representar os países do bloco ocidental e capitalista. A OTAN organizou o Plano Marshall, buscando reconstituir as economias devastadas pela guerra, além de reconstruir as cidades.
Do lado oriental, o controle das economias ficou sob o encargo do monopólio econômico controlado pelos partidos comunistas, ou seja, pelos Estados Socialistas. Surgiu, assim, o Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia (ver mais detalhes sobre o Pacto de Varsóvia na postagem específica). Esse Tratado, assinado em 14 de maio de 1955, era uma aliança militar entre os países socialistas do leste europeu e a URSS e propunha compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.

Portanto, o mundo estava visivelmente dividido em duas partes antagônicas, que disputavam entre si a hegemonia global. O território da Alemanha, já havia sido dividido entre os países vencedores da guerra (veja a cronologia da divisão na postagem específica).


Mapa de Berlim com a divisão das regiões dominadas após a Guerra.


Dessa forma, o Muro foi construído, em 61, por iniciativa da Alemanha Oriental para impedir a fuga de pessoas das fronteiras socialistas para o ocidente. Tornando-se o símbolo dessa divisão mundial, uma “Cortina de Ferro” da Guerra Fria que demarcava a fronteira geopolítica do bloco soviético.


Mapa de Berlim, com a localização do Muro.

Era como se o Muro fosse uma fronteira construída com cimento, tijolos e arame farpado que permaneceu até novembro de 1989, quando as autoridades de Berlim Oriental autorizaram o livre trânsito entre os dois lados da cidade, quando iniciou-se o processo de reunificação da Alemanha.

Construção do Muro, obras do lado oriental, em 1961.

9 comentários:

  1. Olá, Tathyana. Tudo bem? Sou a Cecília, da Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor. Sempre buscamos na web posts e blogs sobre assuntos de lançamentos da editora.
    O Muro realmente funcionou para o que se esperava, evitar que os alemães orientais fugissem. Entre 1949 e 1962, 25,5 milhões deles fugiram. Já entre 62 e 89 esse número diminuiu drasticamente para cerca de 5 mil.
    Com o Muro, da noite pro dia os mais de 180 mil km²da RDA se tornaram uma prisão. E 20 anos depois, o muro ainda assombra muita gente.
    Um abraço e espero passar aqui mais vezes pra tocar ideias com você.

    ResponderExcluir
  2. Isso seria uma provocação dos soviéticos para os E.U.A.?

    ResponderExcluir
  3. Talvez fosse uma provocação, mas creio que era muito mais uma tentativa de garantir a hegemonia do território sob o domínio soviético. Impedir que pessoas fugissem da Alemanha Oriental e mesmo de outros países soviéticos.
    Devemos lembrar que o governo da União Soviética nesse momento era do Stalin, portanto, totalitarista ao extremo.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk??????????????????????????????

    ResponderExcluir
  5. eu acho que os sovieticos ficaram medo de outro ataque do E.U.A

    ResponderExcluir
  6. Oi

    Tem uma coisa que eu nunca entendi.

    Berlim ficava no meio da Alemanha Oriental, certo?

    O muro separava Berlim Oriental da Berlim Ocidental de norte a sul, certo?

    Logo, atravessar a fronteira no sentido leste - oeste não era possível por causa do muro, certo?

    O que impedia o alemão oriental de entrar em Berlim Ocidental pelo norte ou pelo sul, ou mesmo no sentido oeste - leste?

    Agradeço qualquer explicação.

    ResponderExcluir
  7. Olá Tathyana, olá Marcos:
    Somente hoje encontrei esse post que trás esse assunto tão controverso sobre a guerra Leste-Oeste, Parabéns Tathyana pelo blog e como escreveu Marcos, em 12 de agosto de 2011, se o muro dividia a cidade de Berlim, e essa estava encravada dentro da Alemanha Oriental (RDA), por que sair por esse local já que a fronteira entre as Alemanhas não havia um muro? A propaganda americana anticomunista pagava quantias exorbitantes, verdadeira fortunas para quem com êxito conseguisse passar pelo muro, isto foi diversas vezes denunciado não só pela imprensa Soviética como pela própria imprensa capitalista. Havia sim o interesse de mostrar pessoas "fugindo", o que dava uma sensação de real fuga, capturadas por centenas de câmeras de plantão no local, o que não aconteceria se o cidadão da Alemanha Oriental passasse pela fronteira extensa entre as duas Alemanhas. Por que não fugir da Turingia para Bayern, Hessen ou Bremen, ou de Sachsen-Anhalt para a Baixa Saxônia, ou da Pomerânia Ocidental para Schleswig-Holstein ou Baixa Saxônia. Nessas regiões o IBOP seria menor e não convinha aos interesses capitalistas.
    Um forte e respeitoso abraço
    Prof. Pedro Teixeira

    ResponderExcluir
  8. LI EM ARTIGOS QUE A CAPITAL DA RDA ERA BERLIM ORIENTAL. DISCORDO, POIS TIVE UM MAPA QUE MOSTRAVA QUE A CAPITAL DA RDA ERA POTSDAM. COMO TER A CERTEZA?
    TKS, BECKER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Becker

      Na Conferência de Potsdam, a Alemanha foi dividida, bem como a cidade de Berlim foi dividida. As capitais ficaram da seguinte forma:
      Alemanha Ocidental, ou República Federal da Alemanha, com capital em Bonn
      Alemanha Oriental, ou República Democrática Alemã, com capital em Berlim Leste

      Como você mesmo disse, em vários artigos você viu isso.

      Estudei isso na faculdade e mais eu vi isso, afinal, eu vi a Alemanha dividida, sim sou velha assim. Na época em que estava na escola, o estuda da Geografia exigia que nós decorássemos as capitais dos países.
      Além disso, existem livros que corroboram isso, doutores de história que confirmam (eu não sou especialista nessa área)
      Você tem certeza de que esse seu mapa dizia essa informação sobre Potsdam? Não era informação incorreta? As vezes a legenda dizia outra coisa, a memória nos prega peças.

      Abraços

      Excluir