18 agosto 2012

Missões jesuíticas

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas, tanto no território espanhol quanto no português. No Brasil, as missões existiram entre os séculos 16 e 18. 
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita. Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares. Eles viviam do cultivo da terra, se valendo de técnicas agrícolas ensinadas pelos religiosos. Com o tempo, muitas missões prosperaram e acabaram virando uma ameaça à centralização de poder pretendida pela Coroa. Resultado: em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil, acusados de controlar um "Estado dentro do Estado" e de insuflar os guaranis contra o domínio português.

Para saber mais leia:
http://prof-tathy.blogspot.com.br/2009/10/missoes-jesuitas.html

3 comentários:

  1. Padres e militares têm muito em comum em sua essência, apesar de buscarem resultados diferentes.

    Tathyana.
    Como não encontrei um e-mail seu para contato, deixo meu recado nesta postagem.

    Parabéns pelo blog! Visual de bom gosto, com belos textos e imagens. Li várias postagens e fiz comentários em algumas. Também tenho um blog chamado HistóriaS (plagiei o nome sem saber, pois só agora conheci seu blog). Além de blogs xarás, compartilhamos o gosto por arte, poesia (Além de Drummond, também adoro Mário Quintana) e pela História.
    Sou um historiador e psicólogo mineiro, de Juiz de Fora, e em março de 2012 comecei meu blog ( http://historiasylvio. blogspot.com.br ) onde compartilho algumas coisas que considero interessantes sobre História, Minas Gerais, Psicologia, Filosofia, trens e artes.
    Convido você a dar uma olhada e dar opiniões. Se gostar do conteúdo, ficarei muito satisfeito se decidir seguir as novas postagens.
    Há marcadores à direita no blog para facilitar que encontre mais rapidamente assuntos que te interesse.

    Farei novas visitas a este blog, com mais tempo e calma, para ler mais postagens bem feitas e interessantes.
    Um abraço.
    Sylvio

    ResponderExcluir
  2. obg isso vai me ajudar muito no meu trabalho de historia

    ResponderExcluir
  3. Qual alimento era cultivado nas missoes

    ResponderExcluir