22 outubro 2014

Revolução Chinesa - Resuminho sobre Governo de Mao Tsé-Tung



A China, mais precisamente o Império do Centro, foi uma das regiões mais cobiçadas pelas potências imperialistas entre os séculos XVI e XX. A exploração estrangeira em território chinês somente foi finalizada com a Revolução Comunista liderada por Mao Tsé-Tung, a partir de 1949. Com relação a esse assunto, lembre que:

 Livros, partituras, obras de arte, instrumentos musicias, todo e qualquer objeto que fosse ocidental, foi queimado em praça pública para "livrar" a China do passado de dominação imperialista.
  • Mao Tsé-Tung lançou a Revolução Cultural em 1966, com o objetivo de apagar completamente os traços da ocupação imperialista e os hábitos burgueses; 
  •  O plano econômico denominado Grande Salto em Frente incentivou a indústria de base a fim de acelerar o crescimento da economia; 
  • O Plano do Grande Salto em Frente foi um fracasso, pois não tirou a população chinesa da miséria e da fome; 
  • Mao Tsé-Tung estimulou uma superprodução de alimentos, com a intenção de acabar com a fome, porém sem ter como distribuir os gêneros alimentícios, muito se estragou e a fome continuou; 
  • Os trabalhadores não foram os principais aliados de Mao Tsé-Tung no fim do seu governo; 
  • A China somente iniciou o processo de abertura política e econômica e de restabelecimento das relações diplomáticas com outros países após a  morte de Mao Tsé-Tung.




Professores de idiomas ocidentais (inglês, francês, etc.), de música, literatura e musicistas que tocassem instrumentos ocidentais (piano ou violino, por exemplo) foram considerados traidores da China, presos e obrigados a mudar de profissão.

 Vídeo bacaninha sobre Revolução Cultural na China: https://www.youtube.com/watch?v=edKUyF1IxAc

Um comentário:

  1. Olá Tathyana.
    Ler sobre Mao Tsé-tung faz com que (me parece) viaje a tempos tão distantes que até posso sentir o momento, como se presenciasse pessoalmente. O velho avô de Tsé-tung, mesmo contra a vontade de seu filho Mao Kuo-fan, pai de Tsé-tung foi quem incentivou o neto a estudar e com o tempo tornar-se, a princípio um funcionário público. Graças ao avô a história não só da China como da humanidade tomou outro caminho. Todo o sofrimento que Tse-tung passou nas mãos do pai foi o cimento que embasou toda a vida desse revolucionário. A história de Tsé-tung é de uma tragédia inicial digna de muitas lágrimas, mas que foi o inicio do fim dos mandos e desmandos de homens como era o seu pai, rude, violento e sanguinário, que por ter um filho fraco e estudioso muitas vezes mantinha-o no trabalho forçado e na fome, enquanto os seus irmão rudes e fortes recebiam ração dobrada.
    Muitas vezes a mão amiga de um avô pesa muito.
    Um belíssimo fim de semana, cheio de saúde e paz.
    Com respeito.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir