05 março 2015

Imperialismo


Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.

Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Neocolonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.

Colonialismo ou Neocolonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania. 

Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente. 

No final do século XIX e início do XX teve início o neocolonialismo (também chamado de imperialismo) empreendido por alguns países europeus principalmente na Ásia e na África. Os principais objetivos das nações imperialistas eram buscar mão de obra barata para a produção industrial; encontrar matéria-prima para as indústrias europeias; e estabelecer novos mercados consumidores fora da Europa. 

Os europeus dominaram territórios na África e Ásia desde a segunda metade do século XIX até o final da Grande Guerra (1918), em alguns locais esse domínio se estendeu até a década de 1950. Para estabelecer o domínio sobre os povos conquistados, os europeus lançaram mão de algumas teorias: 
  • missão civilizadora”, segundo a qual, os nações europeias tinham o dever de levar a civilização e o progresso para os povos africanos e asiáticos.
  • darwinismo social”, segundo essa teoria, os europeus se julgavam superiores, tanto intelectual quanto física em relação aos povos africanos e asiáticos.

Imperialismo na África
Talvez o pior legado do Colonialismo tenha sido a divisão da África em mais de 50 Estados cujas fronteiras foram demarcadas sem dar a menor importância aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própria divisão política. A Alemanha não possuía colônias na África e propôs uma redistribuição dos territórios no continente durante a Conferência de Berlim, ocorrida em 1884. 
Nessa conferência algumas decisões foram tomadas:

  • A Conferência foi convocada com o objetivo de se evitar conflitos armados entre países europeus que disputavam colônias.
  • A Alemanha propôs que cada país europeu ficaria com territórios coloniais equivalentes aos de seus vizinhos. Essa proposta não foi aceita pelos demais países europeus.
  • Segundo o que foi decidido na Conferência, a ocupação do território colonial era o fator que determinava qual país europeu seria o dono da colônia.


Outro legado ruim do Imperialismo foi o seu efeito na vida econômica dos povos africanos. O sistema colonial destruiu o padrão econômico que lá existia. O neocolonialismo também ligou a África economicamente às grandes potências e os benefícios desse sistema sempre vão para os países poderosos e nunca de volta para África.

No sul do continente, ocorreram vários conflitos entre os holandeses e seus descendentes (chamados de bôeres), que estavam presentes na região desde o século XVII até a chegada dos ingleses, que ocorreu no final do século XVIII. O conflito final foi denominado de Guerra dos Bôeres que ocorreu principalmente porque as terras dominadas pelos bôeres eram ricas em diamante e ouro e os holandeses não quiseram dividir a administração de Transvaal com os ingleses. Os holandeses perderam a Guerra e seus domínios foram perdidos para os ingleses, que confiscaram as terras dos holandeses e os enviaram para campos de concentração. 


O terceiro mal causado pelo colonialismo foi a introdução das idéias europeias de superioridade racial e cultural, dando pouco ou nenhum valor às manifestações culturais dos povos africanos. Aos poucos os africanos estão recuperando o orgulho por sua cor, raça e cultura.

Imperialismo na Ásia

O período da conquista européia na Ásia começa por volta de 1500 e continua até a metade do século XX. Alguns historiadores acreditam que esse período ainda não terminou. O interesse europeu pela Ásia começou com a curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riquezas deste continente. Para isso, os europeus tiveram que conquistar e colonizar essas terras, isso aconteceu nos séculos XIX e XX. Na época da I Guerra Mundial, a maior parte da Ásia estava sob controle europeu.

A Grã-Bretanha, no final do século XVIII, estava passando pela segunda Revolução Industrial, precisava cada vez mais de matérias-primas a baixos preços e um grande mercado consumidor para realizar a venda de seus produtos. E é ai que a China e a Índia despertaram grande interesse por parte dos Britânicos pois ambos tinham uma grande população, o que significaria um grande mercado consumidor. 

A Índia se mostrava aberta a qualquer negócio estrangeiro, e pelo contrário a China era muito resistente, pelo menos no que diz respeito a compra de produtos Europeus, más vender seus produtos a esses países interessados ela não pensava duas vezes.
Indianos no início do século XX


A Índia foi afetada pelo Imperialismo Britânico, que impôs um domínio militar e cultural através da justificativa do Darwinismo Social e do Eurocentrismo (justificativa que propunha a como centro do mundo e cultura superior às outras.


A Inglaterra estabeleceu na Índia entrepostos em várias cidades litorâneas e no sul do território, implantando uma plantação de papoula, da qual era extraído o ópio, que era comercializado na China. Em meados do século XIX, os ingleses possuíam cerca de 200 mil soldados recrutados entre os indianos para a manutenção das colônias, que eram chamados de cipaios. 

Em 1857, os cipaios se revoltaram por causa do desrespeito dos ingleses pelas culturas e tradições indianas; também pelo excesso de impostos cobrados pelos ingleses dos indianos e pelas péssimas condições de vida na qual estava o povo indiano.


Juncos chineses sob bombardeio britânico durante a Guerra do Ópio

A China era uma grande produtora de seda, de porcelana e do chá, que era o produto que despertava maior interesse nos Britânicos. Em 1720 eles compraram cerca de 12.700 toneladas de chá dos Chineses, e em 1830 compraram cerca de 360 mil toneladas, entretanto os Chineses não tinham interesse algum nos produtos europeus, o que acarretava lucros muito pequenos aos Ingleses. 

Chineses se viciando em ópio.
Apenas um produto despertava grande interesse neles e por muitas vezes era ele que fazia com que o comercio com a China obtivesse certo lucro. Esse produto era o Ópio, já que uma das fontes de riqueza da Inglaterra na Ásia era a extração do ópio da papoula cultivada no sul da Índia, e a comercialização da substância na China. Porém, o comércio do ópio na China estava preocupando o governo do país, que deu origem à Guerra do Ópio. Esse conflito ocorreu porque:

  • O governo chinês proibiu o comércio do ópio, porém, a Inglaterra continuou a atividade por meio do contrabando.
  • A China, ao lançar ao mar um carregamento de ópio da Inglaterra, provocou uma série de ataques dos ingleses ao seu território, dando início à Guerra do Ópio.
  • De acordo com o Tratado de Nanquim, a China colocaria a ilha de Hong Kong sob o domínio britânico, e pagaria uma grande indenização a eles.

Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más conseqüências para Ásia. As contribuições europeias foram: novas idéias e técnicas para agricultura; indústria e comércio; saúde e educação e administração política. Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência.

Dentre os problemas do Neocolonialismo, a exploração das riquezas, que os europeus levavam para as metrópoles, a divisão da Ásia sem levar em conta suas culturas, povos e regiões físicas. Houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, como a cultura francesa na Indochina, que se chocava com a cultura existente nesse país. Até hoje existem problemas desse tipo nas nações asiáticas.

Não pretendo esgotar o assunto sobre a colonização da África ou da Ásia nessa publicação, pois a intenção é deixar um pequeno resumo que auxilie os estudos. Muitos horrores e atrocidades ocorreram em nome das conquistas imperialistas em todos os territórios africanos e asiáticos, mas aqui, deixo apenas os episódios histórico postado acima. 


Se você quiser saber mais sobre a Revolta dos Cipaios, veja o vídeo que eu fiz sobre esse assunto:
Revolta dos Cipaios - o que você precisa saber

7 comentários:

  1. só faltou citações durante o texto.
    mais ficou toppppp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      A falta de citações ao longo do texto é exatamente para que ele fique com maior fluidez e melhor acessibilidade para alunos que não tem experiência com textos acadêmicos.
      Artigos mais elaborados e com maior grau de complexidade também são postados, porém em menor número pois o público alvo é o ensino médio ou meus alunos da graduação - textos científicos, postados na internet correm risco de serem copiados e, como professora, gosto de deixar algo para que as pessoas corram atrás, para que os alunos possam ir em busca de suas referências e citações.
      Devemos lembrar também que os alunos de graduação e ensino médio leem com facilidade um textos mais simples, porém alunos do fundamental 1 não conseguem ler textos mais complexos.
      Minha ideia é abarcar todos, sem exclusão.
      Obrigada por deixar o comentário.

      Excluir