05 março 2015

Revolução Russa


A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.



A sociedade russa no final do século XIX e início do XX era desigual e injusta, governada por uma monarquia absolutista comandada pela dinastia Romanov. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. A base da economia russa era a agricultura, porém, os métodos de cultivo eram ineficientes para alimentar toda a população. A Rússia era um país dependente do capital estrangeiro, que patrocinava as poucas indústrias existentes no país. Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista. Os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.


Em 1905, a população russa estava descontente com a crise gerada em consequência das mortes e gastos na Guerra Russo-Japonesa, por isso passaram a organizar manifestações contra o governo russo. Um desses protestos foi reprimido com muita violência, durante o episódio conhecido como Domingo Sangrento, o czar mandou seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim se revoltaram por causa do massacre do Domingo Sangrento e também foram reprimidos pelo czar.

Muitos historiadores consideram o episódio do Domingo Sangrento como uma espécie de "ensaio" para a Revolução de 1917, devido às suas consequências e abrangência. Após esse episódio, alguns sovietes começaram a se organizar. 
* Um soviet era um conselho ou organização de trabalhadores que tinha a intenção de lutar por melhores condições de vida e de trabalho.

Em fevereiro de 1917, a população indignada com a péssima situação financeira da Rússia, com a participação do país na Primeira Guerra Mundial, com os desmandos da família real e da nobreza, organizou um grande movimento de revolta. As ruas foram tomadas por operários, trabalhadores, ex-soldados, mulheres e representantes dos sovietes. O czar ordenou que as tropas dispersassem a multidão à base da força, mas os soldados se uniram ao povo e tomaram o poder. Iniciando um governo provisório, que foi comandado pelos Mencheviques.
* Mencheviques - era a minoria do Partido Operário Social Democrata Russo. Esse grupo era formado por burgueses, pessoas que apoiavam uma implantação moderada do socialismo.



Os Mencheviques procuraram democratizar o país.

• O que fizeram: Derrubaram o regime czarista através de uma greve geral e uma insurreição de massas, com operários criando conselhos (os sovietes) junto com os soldados, formados por camponeses mobilizados para a guerra.

• O que não fizeram: Reforma agrária: essencial para o país, e não tiraram a Rússia da guerra devido às alianças com a social-democracia européia.


O governo Menchevique garantiu a anistia dos prisioneiros políticos e o retorno dos exilados, entretanto a Rússia continuou com problemas financeiros, a miséria do povo não foi diminuída e o país continuava na Guerra. Lênin começou a organizar comícios incitando o povo a exigir melhorias. Passeatas e greves ocorreram. Os Bolcheviques começaram a ganhar a adesão do povo em torno do lema “paz, pão e terra”.
* Bolcheviques - era a maioria do Partido Operário Social Democrata Russo. Esse grupo era formado por operários, camponeses, soldados e intelectuais que apoiavam a implantação radical do socialismo.


Lema "paz, pão e terra":

Paz - o povo queria que o país se retirasse da Primeira Guerra Mundial, pois estava sofrendo com os custos financeiros e humanos do conflito.

Pão - a população queria o fim da fome e da miséria.
Terra - uma reforma agrária era urgente na Rússia, as terras foram confiscadas dos nobres que fugiram do país, mas os camponeses não tinham ainda acesso à terra para sobreviverem.
Exército Vermelho, tropas Bolcheviques




Em outubro de 1917, os Bolcheviques assumiram o poder na Rússia.

O que fizeram:
• Fim da república democrática governada por Kerensky, governo provisório.
• Reforma agrária.
• Nacionalização de empresas.
• Sovietes – controle das fábricas.
• Czar e sua família foram fuzilados.
• Trotsky organizou a Guarda Vermelha e Lênin organiza o Comitê Revolucionário e o II Congresso dos Soviets.
• Retirada do país da I Guerra – 1918


Os Mencheviques (burgueses, czaristas, aristocratas) auxiliados por potências estrangeiras prepararam uma contra-revolução, dando início a uma Guerra Civil. A Guerra Civil Russa foi um conflito armado ocorreu entre 1918 e 1921, entre os bolcheviques (exército vermelho) e seus opositores (exército branco) czaristas, burgueses, aristocratas que estavam sendo apoiados pela Inglaterra, França, Japão e Estados Unidos.

O povo russo sofreu ainda mais com a Guerra Civil
Os czaristas pretendiam acabar com o governo bolchevique e evitar que os ideais comunistas da Europa Ocidental se espalhassem. A guerra foi extremamente sangrenta, massacrou ambas as partes por três anos e acabou sendo vencida pelo Exército Vermelho. Os bolcheviques venceram e tomaram novamente o poder, organizados pelo Partido Comunista. Após os conflitos, o Partido Comunista organizou o Comunismo de Guerra (centralização da produção, requisição agrícola forçada, eliminação da economia de mercado).
Esta guerra abalou ainda mais a economia russa, impedindo a implantação do socialismo. Lênin, então, adotou a NEP (Nova Política Econômica) que apresentava medidas socialistas e capitalistas tais como permissão para os agricultores comercializares os excedentes; abertura de pequenas empresas e comércios privados; ingresso de capital estrangeiro; setores básicos permaneceram sob o controle do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário