09 março 2015

Sobre a importância do estudo da História

História é a melhor matéria DE TODAS!!! 
Brincadeiras à parte, o estudo da História é importante por nos possibilitar o conhecimento do passado dos diferentes grupos sociais e o melhor entendimento da evolução do ser humano ao longo dos tempos e no presente. O interesse por fatos históricos é muito antigo. Tanto que foi na Grécia Antiga que os primeiros estudiosos começaram a pesquisar o passado.

Da mesma forma que uma pessoa sem memória não sabe quem ela é, o que ela já fez ou aprendeu e, portanto, não entende seu presente nem o que quer fazer da vida. Um povo sem memória de seu passado, um povo sem História ou sem o conhecimento de sua História, não entende os contextos de seu presente nem os rumos que sua trajetória estão tomando.

A história não é a verdade sobre o passado, mas é feita de versões verossimilhantes sobre o passado, já que o historiador tem um compromisso com a realidade e não pode inventar nada. 

O historiador ao praticar seu ofício procura manter-se o mais neutro possível, porém ele não é plenamente dotado de isenção, pois é um ser humano que possui convicções, ideias, leituras de mundo e sua própria trajetória de vida, portanto, o historiador nunca é isento. A própria escolha de seus temas de estudo, indicam sua predisposição natural para uma ou outra área da História, predileção por uma época em detrimento de outras. Isso é indicativo de sua personalidade. Porém, mesmo sabendo de suas escolhas e visões pessoais, o historiador deve manter-se o mais neutro possível. Respeitando suas fontes históricas e suas descobertas.
 
A história é continuamente construída e reconstruída com base na pesquisa de fontes; por isso, trata-se de um conhecimento feito de versões sobre a realidade do passado. 

A História se relaciona com o passado da humanidade e ainda está presente no nosso cotidiano. A História nos concede a possibilidade de compreender algumas situações ou os problemas da atualidade. 

Pode-se afirmar que civilização é um processo pelo qual os elementos culturais de uma sociedade (conhecimentos, técnicas, bens e realizações materiais, valores, costumes, gostos, etc.) são coletivos e/ou individualmente elaborados, desenvolvidos e aprimorados.

49 comentários:

  1. Estudar história é abrir a mente para o NOVO.Pois a história nós revela q mundo está em contante transformação e desenvolvimento. Parabéns pelo material professora.

    ResponderExcluir
  2. Muixto legal. Me ajudou muito no dever de casa....

    ResponderExcluir
  3. Realmente uma definição bem legal de historia, muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito interessante e me ajudou no meu dever de amanhã

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professor pelo conhecimento

    ResponderExcluir
  6. Essa a melhor historia que já li gostei muito

    ResponderExcluir
  7. interessante ver a influencia da historia nas nossas vidas e como ela contribuiu para o nosso conhecimento sobre política e educação.

    ResponderExcluir
  8. Eu estudo no santa isabel e copiei isso no td xD

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Abordagem clara e precisa.

    ResponderExcluir
  10. nossa muito interessante mesmo = ADOREIIH

    ResponderExcluir
  11. Muuuuuuuiiiiiito obrigada��������

    ResponderExcluir
  12. Ótimo parabéns professor(a)
    VCS são um MÁXIMO me ajudou muito no meu dever de história VCS merecem mais do que um parabéns obgda!!♥

    ResponderExcluir
  13. Muito bom gostei de mais parabéns a pessoa que fez esse texto

    ResponderExcluir
  14. Oubrigado professora gostei do texto me ajudou no dever de casa.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom precisava para um estudo de História

    ResponderExcluir
  17. História e uma matéria e toda brincadeira a parte o estuda da historia

    ResponderExcluir