24 agosto 2015

Muro de Berlim (sua construção) - Resumo


     Ao término da Segunda Grande Guerra, a situação da Alemanha foi decidida na Conferência de Potsdam:
  • A Conferência de Potsdam - ocorreu em Potsdam, Alemanha (perto de Berlim), entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados da Segunda Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que tinha se rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de maio - Dia da Vitória na Europa. Os objetivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e contornar os efeitos da guerra.
     Nessa Conferência os aliados estabeleceram a divisão do território alemão em quatro zonas de influência, sob a administração da França, da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e da União Soviética. 

     A região ocupada pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França deu origem à República Federal da Alemanha (RFA), e a zona de ocupação soviética transformou-se na República Democrática Alemã (RDA)

Soldado da Alemanha Oriental construindo o muro. 1961.
     Muitas pessoas que viviam do lado soviético aproveitavam a divisão de Berlim para fugir para o lado capitalista, por causa disso, Stalin decretou bloqueio terrestre às partes da cidade de Berlim que estavam sob domínio da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos. 
Os moradores do lado capitalista viram abismados a construção do muro. No lado socialista, as pessoas foram impedidas de chegar perto da construção.
Nas áreas de passagem (portões entre os lados de Berlim), havia dois muros separados por uma zona de segurança.

     Como as fugas continuaram, a URSS ordenou a construção de um muro, separando a parte capitalista de Berlim, isolando-a do restante da Alemanha Oriental (RDA) que estava sob o controle soviético.
Onde o muro ficava - marco histórico
Não é intensão desse artigo escrever sobre a queda do muro. Outro artigo será escrito sobre esse assunto, em breve.

Para saber mais. indico o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=JcqrO1y9fr4

Nenhum comentário:

Postar um comentário