Ao término da Segunda Grande Guerra, a situação da Alemanha foi decidida na Conferência de Potsdam:
- A Conferência de Potsdam - ocorreu em Potsdam, Alemanha (perto de Berlim), entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados da Segunda Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que tinha se rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de maio - Dia da Vitória na Europa. Os objetivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e contornar os efeitos da guerra.
Nessa Conferência os aliados estabeleceram a divisão do território alemão em quatro zonas de influência, sob a administração da França, da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e da União Soviética.
A região ocupada pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França deu origem à República Federal da Alemanha (RFA), e a zona de ocupação soviética transformou-se na República Democrática Alemã (RDA)
Soldado da Alemanha Oriental construindo o muro. 1961. |
Muitas pessoas que viviam do lado soviético aproveitavam a divisão de Berlim para fugir para o lado capitalista, por causa disso, Stalin decretou bloqueio terrestre às partes da cidade de Berlim que estavam sob domínio da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos.
Os moradores do lado capitalista viram abismados a construção do muro. No lado socialista, as pessoas foram impedidas de chegar perto da construção. |
Nas áreas de passagem (portões entre os lados de Berlim), havia dois muros separados por uma zona de segurança. |
Como as fugas continuaram, a URSS ordenou a construção de um muro, separando a parte capitalista de Berlim, isolando-a do restante da Alemanha Oriental (RDA) que estava sob o controle soviético.
Onde o muro ficava - marco histórico |
Não é intensão desse artigo escrever sobre a queda do muro. Outro artigo será escrito sobre esse assunto, em breve.
Para saber mais. indico o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=JcqrO1y9fr4
Para saber mais. indico o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=JcqrO1y9fr4
Nenhum comentário:
Postar um comentário