28 março 2016

Batalha de Verdum

Esse texto foi adaptado do texto de Kid Bentinho sobre as fotos impressionantes da Primeira Guerra Mundial da Batalha de Verdum:
 
A Batalha de Verdun, ocorreu perto da cidade de mesmo nome, próximo ao rio Meuse,  na França e durou pouco menos de 11 meses. Estima-se que mais de um milhão de homens morreram durante essa batalha. Verdun é um ponto histórico onde alemães e franceses se enfrentaram nas guerras napoleônicas, nas guerras franco-prussianas e na Grande Guerra e, por isso, o objetivo principal do ataque alemão a Verdun era criar uma área de matança sangrenta, algo que deixasse os franceses profundamente aterrorizados.

A forma de luta utilizada na Grande Guerra, nunca tinha sido vista em uma escala tão grande. Um exemplo é a Batalha de Verdun acima mencionada. Somente no primeiro dia de batalha, as forças alemãs usaram 1.200 peças de artilharia, 2,5 milhões de cartuchos e 1.300 “trens de munição” para atacar seus inimigos. Os embarques diários de fornecimento pesavam até 25.000 tonelada. Quando os 300 dias de luta chegaram ao fim, as unidades de artilharia alemã estavam tão desgastadas que foram transformadas em lança-chamas. No geral, 14 milhões de projéteis foram disparados na Batalha de Verdun. 


A imagem mostra uma pilha de projéteis gastos durante o curso de um único dia. Ela ilustra como tantos homens foram mortos e feridos durante a guerra. 

Texto completo em: Kid Bentinho

Um comentário: