01 abril 2016

Armamentos da Primeira Guerra Mundial - Obuseiros



Não sou especialista em armas e essa postagem é para auxiliar em um projeto que realizarei com meus alunos. 


As informações aqui contidas, as fotos e os textos foram retiradas do blog Primeira Guerra Mundial - Armas, Fatos e Fotos , portanto, se quiser maiores informações, aconselho a ir direto nesse blog, que é bem interessante e possui informações muito boas. 
Obuseiro MK VI

"O Mk VI, projetado pela fábrica Inglesa Vickers, foi um obuseiro de cerco utilizado pelos Britânicos e seus aliados. Entrou em serviço no ano de 1916, porém logo saiu de produção por ter seu alcance de tiro muito curto. Outro problema enfrentado por esta arma era com o recuo; ao ser disparada, a arma andava para trás e subia nas rampas, absorvendo boa parte da força de recuo, e depois descia, ficando pronta para ser recarregada e disparada mais uma vez. Quando as rampas não estavam bem posicionadas a arma subia e caia para fora pela extremidade."



Big Bertha

"Usada no início da I Guerra Mundial para destruir as fortalezas belgas em Liège, Namur e Antuérpia e o forte francês em Maubeuge, bem como outros fortes no norte da França. Bertha se revelou muito eficaz contra as construções mais antigas, como as fortalezas belgas projetadas em 1880 por Brialmont, destruindo várias em poucos dias. O sucesso mais espetacular foi contra a fortaleza belga Fort Loncin que explodiu depois de receber um impacto direto em seu depósito de munições. O Big Bertha ganhou uma forte reputação de ambos os lados das linhas, devido aos seus primeiros sucessos impressionantes no esmagamento das fortalezas de Liege. Porém, quando usado mais tarde, durante o assalto alemão de Verdun em fevereiro de 1916, revelou-se ineficaz, pois a construção deste forte era composta de concreto reforçado com de aço, possibilitando resistir aos seus disparos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário