17 agosto 2009

Cristóvão Colombo (nascido na cidade de Gênova -talvez entre 1437 e 1448 — e falecido na Espanha, em Valladolid, em 20 de Maio de 1506). Foi navegador e explorador, responsável por liderar a frota que alcançou a América em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha (Rainha Isabel I de Castela e o Rei Fernando II de Aragão). Empreendeu a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objetivo de atingir a Índia, tendo na realidade descoberto as ilhas das Caraíbas (Antilhas) e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central.

A importância do projeto de Colombo

Na época, os países europeus buscavam uma passagem marítima para o Oriente, que permitisse fazer o comércio diretamente com a Índia, de onde eram redistribuídas as especiarias e outros produtos de luxo (vide postagem sobre especiarias). A idéia era encontrar uma rota alternativa, uma vez que os produtos do Oriente chegavam à Europa por dois caminhos: um por terra, através da Ásia, que era dominado pelos turcos, muçulmanos, que cobravam altíssimas taxas, encarecendo os produtos; e, o outro, através do Mar Mediterrâneo, dominado principalmente pelas cidades italianas de Gênova e de Veneza, que também cobravam taxas altas. Dessa forma, Portugal e Espanha lançaram-se à expedições marítimas, procurando caminhos alternativos, com os quais poderiam lucrar mais com o comércio das especiarias.


Como alternativa, Colombo teve a idéia de atingir as Índias navegando para o Ocidente, contornando o planeta. As suas eram baseadas em duas descobertas revolucionárias para a época: uma de que a Terra era esférica (redonda) e a segunda de que os continentes eram todos interligados, formando uma única massa. Assim, ao dar a volta na Terra, Colombo chegaria, na sua concepção, às Índias. O que ele não esperava era encontrar pelo caminho um lugar totalmennte novo!

Os cálculos de Colombo estavam incorretos: A circunferência da Terra é de aproximadamente 40 mil quilômetros. Segundo os cientistas e matemáticos consultados por Colombo, a Terra teria 30.600 quilômetros, por isso, quando ele chegou no continente Americano ele achou mesmo que estava na Índia.

Apesar de tantos cálculos, não foi fácil convercer alguém a apostar dinheiro em uma aventura dessas. Quando Colombo finalmente conseguiu aprovar seu projeto, partiu sob a bandeira da Espanha. Enquanto isso, os Portugueses seguiam conquistando e conhecendo os contornos da África, a chamada Rota do Cabo.
Túmulo de Cristóvão Colombo, em Sevilha na Espanha. (fonte Wikipedia)

Um comentário:

  1. Gostei muito de saber um pouquinho mais sobre Cristóvão Colombo!!!hehehe
    Beijão de saúde, paz e amor fraternal!

    ResponderExcluir