17 agosto 2009

Edemia, Epidemia ou Pandemia?

Pensando em alguns alunos que talvez não conheçam os conceitos básicos, vamos à uma definição: qual a diferença entre endemia, epidemia e pandemia?

Chamamos de Endemia quando uma doença infecciosa ocorre em um determinado local, sobre uma determinada população e que pode ser localizada geograficamente. Por exemplo, a febre amarela que somente ocorre na faixa da floresta Amazônica ou a dengue, que somente ocorre em regiões cujo clima favorece o surgimento do mosquito Aedes aegypti.

A Epidemia é uma doença infecciosa que ataca, em um curto período de tempo, um grande número da população de uma localidade ao mesmo tempo. Por exemplo, as epidemias de gripe que ocorrem no inverno, epidemias de sarampo que podem ocorrer em escolas infantis, etc.

E a Pandemia é quando uma epidemia chega a proporções alarmantes, ou seja, quando uma doença infecciosa atinge uma grande parte da população de uma determinada região (cidade, estado, país) ou do planeta. Portanto, a pandemia possui maior proporção em relação à epidemia, pois pode levar a milhares ou até milhões de vítimas.

Hoje estamos em meio a uma epidemia de gripe suína, Influenza H1N1, esperemos que não se torne uma pandemia!

Um comentário:

  1. Nossa Prof , mto obriigada por pensar em " nós " alunos e por fazer esse MARAVILHOOSO blog , isso vai nos ajudar MUITO na hora de fazer o trabalho de História !

    Continue assim , sendo a MELHOR professora da escola ;P
    HEHEHE'

    Beijos

    ResponderExcluir