Em 1º de abril de 1964, os militares assumiram o poder no Brasil, dando início à Ditadura Militar. Das justificativas para o Golpe Militar de 1964 as mais usuais são:
- Controlar o avanço do comunismo.
- Manter a ordem social.
- Impedir mudanças radicais no país.
O marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi o primeiro presidente do Regime Militar brasileiro. Durante o seu governo, foram decretados os primeiros Atos Institucionais (AI1 ao AI4):
- Ato Institucional 1 – Convocava eleições indiretas para presidente e ampliava os poderes do presidente, permitindo-lhe cassar direitos políticos por dez anos e criar leis que não precisavam ser aprovadas pelo Congresso;
- Ato Institucional 2 – Permitia o funcionamento apenas de dois partidos políticos: a Aliança Nacional Renovadora (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB);
- Ato Institucional 3 – Estabeleceu que as eleições para governador seriam indiretas;
- Ato Institucional 4 – Convocou o Congresso para a discussão sobre a criação de uma nova Constituição para o Brasil;
- Ato Institucional 5 – Esse foi decretado no final do mandato do segundo presidente militar (Costa e Silva) e definiu o momento mais duro do regime militar no Brasil, dando poder aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime.
Para ler mais sobre os Atos Institucionais, ver a postagem:
A censura e a repressão impostas aos meios de comunicação pela Ditadura Militar acabaram se estendendo também às artes. A partir de 1968, letras de músicas, filmes e peças teatrais passaram a ter um rígido controle dos funcionários do governo. Apesar de toda a censura, surgiram as canções de protesto.
Sobre as músicas de protesto, ler a postagem:
As propagandas governamentais usavam frases como "Ninguém segura este país”, “Ame-o ou deixe-o”, “o Brasil é feito por nós", e eram veiculadas através de cartazes, adesivos e documentários de televisão e cinema, além do uso político da marchinha “Pra frente, Brasil”, que marcou a conquista do tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil, em 1970, expressam uma campanha de integração nacional da ditadura militar, no chamado "milagre econômico".
Entre os anos de abertura. 1969 e 1973 o Brasil passou por um grande crescimento econômico, que ficou conhecido como “milagre econômico brasileiro”. Os fatores que proporcionaram esse crescimento da economia são:
- A existência de matéria-prima em abundância e a mão de obra barata que permitiam a produção de mercadorias a baixo custo.
- A entrada de capitais estrangeiros no país, aplicados aos vários ramos da indústria, principalmente a bens duráveis e bens de consumo.
- O consumo pelas classes alta e média de parte das mercadorias produzidas pelas multinacionais no Brasil e a exportação do restante desses produtos, gerando lucros para as essas empresas multinacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário