17 setembro 2015

Resuminho sobre Islamismo

Mesquita de Meca, a maior do mundo.
Fonte: genius.com

Segundo a tradição, por volta de 610 d.C., Maomé (seu nome de nascimento era Muhammad), enquanto meditava durante uma de suas viagens de comércio pela Arábia, ouviu a voz do Anjo Gabriel. Segundo o Anjo Gabriel, Maomé seria o Último Profeta de Deus.

As revelações do Anjo Gabriel a Maomé criaram uma nova religião monoteísta, o islamismo.

Devido às suas viagens, Maomé conhecia o judaísmo e o cristianismo, para ele a mensagem de que só há um Deus, não foi uma grande surpresa, embora os povos da Península Arábica na época fossem politeístas.

Para os seguidores do Islamismo, a Palavra de Deus foi revelada a Maomé e está contida no Livro Sagrado: o Alcorão. Os islamitas, ou muçulmanos ,seguem as palavras e a vontade de Alá (Deus).

O Alcorão é um livro repleto de capítulos (Suras) repletos de ensinamentos.

O Alcorão foi escrito por Alá, por meio de mensagens transmitidas ao seu profeta Maomé, e contém as bases da religião islâmica.

Há cinco obrigações principais do Islamismo:
  • Crer em Alá e em Maomé 
  • Rezar 5 vezes por dia 
  • Jejuar durante o Ramadã (mês sagrado dos muçulmanos) 
  • Dar esmola aos pobres 
  • Ir a Meca pelo menos uma vez na vida 
Maomé morava em Meca, uma das mais importantes cidades da Arábia. Os comerciante de Meca ficaram desconfiados da nova religião propagada por Maomé e o expulsaram da cidade. Maomé se refugiou em Yatrib (Medina, a cidade do profeta). Essa fuga é chamada de Hégira e é considerado o marco inicial do calendário islâmico.

Maomé difundiu a nova fé, unificou as tribos árabes e retornou à Meca, estabelecendo o culto de Deus único, Alá, na Kaaba - O panteão no qual havia todo tipo de estátuas e pedras sagradas, reunindo um total de 360 ídolos dos cultos politeístas e atualmente abriga em seu interior a Pedra Negra.

Após a morte de Maomé, seus seguidores continuaram expandindo a religião, realizando também uma expansão territorial. A difusão da fé islâmica é denominada de Jihad e é o “esforço em favor de Deus”, ou o esforço para vivenciar e propagar os ensinamentos de Deus - alguns grupos consideram a Jihad como uma difusão e defesa da fé por meio da guerra, a "Guerra Santa", entretanto, no Alcorão não há nenhuma referência à Jihad como algo violento.

Os povos árabes influenciaram muito o Ocidente, em especial após as Cruzadas. Dentre as várias contribuições que a cultura ocidental herdou dos árabes, podemos citar:

Os árabes dominavam conhecimentos de química, o que permitiu que eles desenvolvessem e criassem diversos produtos farmacêuticos e medicamentos como a cânfora, o sândalo e o mercúrio.
O contato dos povos árabes com as culturas do Oriente permitiu que eles conhecessem e aperfeiçoassem instrumentos que auxiliavam a observação dos astros.Isso foi muito importante para a colonização da América nos séculos XVI e XVII porque os mouros ensinaram portugueses e espanhóis a utilizar a bússola e o astrolábio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário