27 fevereiro 2020

Patrimônio Histórico

Você já se perguntou o que é um Patrimônio Histórico? Para que isso serve? Será que todos os países cuidam de sua História e será que há aqueles que a querem destruir? E porquê a destruiriam?

Vamos refletir um pouco sobre essas perguntas.

De uma maneira bem simplificada, Patrimônio Histórico é todo bem natural, material ou não, imóvel ou não, que tem significado e importância histórica, artística, documental, cultural, religiosa e estética para um determinado grupo de pessoas.

Ele serve para preservar nossa História, pois é um vestígio de nosso passado, de nossa cultura e de nossa sociedade. É possível descobrir muitas coisas sobre nossa História ao se observar um objeto tido como patrimônio.

Durante muito tempo, as sociedades humanas não se preocuparam em preservar esses objetos de manutenção de memória. Porém, no mundo atual, que passa por mudanças muito rápidas e por um processo de globalização que pode contribuir para uma massificação cultural (ou seja, perdermos nossa identidade cultural), os governos e entidades não governamentais passaram a ser preocupar em preservar esses vestígios culturais, artísticos, históricos etc.

Cada povo tem sua própria trajetória e seu próprio processo histórico, portanto preservar o Patrimônio é uma forma de assegurar a preservação da História. 

Isso nos leva à perguntas: será que todos os governos estão preocupados com isso?

Infelizmente não! E por quê? Justamente porque para construir uma nação manipulada, acrítica e submissa a interesses de grupos dominantes, é necessário acabar com sua História ou reconstruí-la de acordo com o interesse desses grupos dominantes.

Um bom exemplo disso foi a chamada Revolução Iraniana, que transformou o Irã de uma monarquia autocrática, com acordos comerciais com o Ocidente, em um Estado teocrático islâmico, que beira o fundamentalismo religioso. 

Não vou me estender nesse assunto aqui, mas é importante ressaltar que para que as mudanças políticas se instalassem, foi necessário toda uma mudança de comportamento, imposições, cassação de direitos, coação, ameaças e muita violência. Passando também por um revisionismo histórico, modificando o registro da História do país para legitimar o regime que foi instalado.

Mulheres do Irã

Nenhum comentário:

Postar um comentário