24 fevereiro 2020

Historiografia

De uma forma bastante didática, podemos dizer que a palavra "historiografia" significa literalmente, a escrita da História. A palavra "História" vem do grego e significa pesquisa. Já “grafia”, que também vem do grego, significa escrita. Sendo assim, o próprio nome já contém o sentido mais claro da expressão, isto é, “escrita de uma pesquisa” ou “pesquisa que precisa de uma forma escrita, ou melhor, de uma narrativa”. De forma sucinta: a escrita da História.



A historiografia, ou a escrita da história, permeia toda a história das civilizações desde suas primeiras manifestações. Todas as civilizações que tiveram alguma forma de registro escrito, mesmo pictográfico, desenvolveram a sua "escrita da História". Nesse processo de escrita da história da Antiguidade, por diversas vezes a história esteve entrelaçada com relatos orais, tradições, religiosidade e com os mitos ou com a narrativa mitológica.



Os gregos foram os primeiros a sistematizar a escrita da História independente de lendas e dos mitos. Heródoto foi o primeiro a organizar essa forma de escrita da História, por isso ele é considerado o "pai da História".

os gregos também foram os primeiros a terem  a consciência de produzir sua pesquisa com a finalidade de "não deixar os fatos e feitos" de sua época se perderem. Os romanos, herdeiros de várias tradições gregas, também desenvolveram sua própria historiografia, com nomes que são importantes fontes históricas hoje, como Cícero, Políbio e Tácito.

Os primeiros cristãos também desenvolveram importantes obras de historiografia, como São Jerônimo, Santo Agostinho e Eusébio de Cesareia. Muitos historiadores muçulmanos e cristãos registraram os episódios do período medieval em obras historiográficas. Os relatos de jesuítas são importantes fontes historiográficas sobre o processo de colonização do continente americano. 

Entretanto, somente no século XIX que a História passou a ser vista como uma área científica propriamente dita, passando a contar com metodologias científicas próprias, desenvolvidas para as especificidades dessa área do conhecimento. Essa primeira corrente científica da História, também chamada de corrente historiográfica foi chamada de Positivismo.

Atualmente, as correntes historiográficas são divididas conforme a orientação metodológica, ideológica ou mesmo nacional dos historiadores. Há a historiografia dita tradicional ou positivista; existe uma historiografia conservadora; existe a corrente desenvolvida por Marx e Engels, chamada de Materialismo Histórico; há correntes marxistas, que se desviaram metodologicamente dos princípios fundamentados por Marx, como é o caso dos historiadores da Escola de Frankfurt; existe a corrente da Nova História, também chamada de Escola dos Annales; assim como há a historiografia francesa, inglesa, brasileira, etc.

Tem um vídeo bem bacaninha sobre as Corrente Historiográficas, no link abaixo:
Correntes historiográficas

Para saber mais sobre o Positivismo, acesse os links abaixo:
Positivismo

Para saber mais sobre o Materialismo Histórico, acesse os links abaixo:
Materialismo Histórico

Se quiser saber mais sobre a Escola de Frankfurt, deixo para você os links abaixo:
Escola de Frankfurt

Para saber mais sobre a Nova História ou sobre a Escola dos Annales, os links estão abaixo:
Escola dos Annales ou Nova História

E, por fim, os links para saber mais sobre a historiografia brasileira, deixo os links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário