17 agosto 2009

GRIPE ESPANHOLA

A gripe espanhola, também chamada de gripe de 1918, gripe pneumônica, peste pneumônica ou, simplesmente, pneumônica, principalmente pelo sintoma de atacar de maneira bem grave os pulmões. A gripe se alastrou rapidamente com o final da 1ª Guerra Mundial, entre os anos de 1918 e 1919.

A designação “gripe espanhola” gerou muitos debates e controvérsias na época, pois não se sabe ao certo onde surgiram os primeiros casos. Embora a primeira vítima ilustre tenha sido o rei espanhol Afonso XIII, muitos pesquisadores alegam que a doença surgiu nos Estados Unidos, tendo sido levada para a Europa por soldados que combateram na 1ª Guerra Mundial.

Mas, então, porque a gripe ganhou esse nome?

Porque foi na Espanha que surgiram as primeiras notícias do doença. O país que se manteve neutro durante os conflitos da 1ª guerra, não impunha censura à sua imprensa, como os países beligerantes, assim as notícias da doença puderam ser divulgadas abertamente. Por isso, a gripe ganhou a denominação de “espanhola”.

A doença se espalhou rapidamente, chegando ao sudeste asiático, à China, ao Japão e à Américas, estima-se que um quinto da população tenha contraido a gripe. Acredita-se que, no mundo todo, morreram entre 20 e 100 milhões de pessoas (mais que todos os mortos durante a guerra, que vitimou cerce de 15 milhões de pessoas). A pandemia acabou com populações inteiras, na África, Índia, China e no Alasca.

No Brasil, a gripe também fez um enorme número de vítimas. No Rio de Janeiro as pessoas com medo de pegarem a doença, jogavam seus mortos no meio da rua, e como não havia coveiros suficiente, presidiários foram convocados para enterrar os mortos. Estima-se que 12 mil pessoas morreram no Rio de Janeiro em 2 meses.

Em Curitiba, considerada a capital mais fria do país, os jornais eram censurados para evitar o pânico da população. Porém, no dia 14 de outubro de 1918 saiu a manchete alarmante: “Já morrem 24 pessoas por dia em Coritiba”, nessa mesma data saiu um anúncio: “Precisa-se de dois cocheiros na Empreza Funerária de P. Falce”. Essas e outras manchetes estão recolhidas no livro O Mez da Grippe (com essa grafia mesmo), de Valêncio Xavier, e dão uma idéia do quadro assustador que se vivia na época.
O sistema de saúde não era capaz de atender a todos. O máximo que os médicos podiam fazer era deixar os doentes o mais confortáveis possível.

As pessoas corriam às farmácias atrás de remédios, mas tudo o que era recomendado pelos médicos era inútil. Não se sabe ao certo quantos morreram no Brasil, a estimativa é de 35 mil mortos. Em 1920, da mesma maneira que surgiu, a gripe desapareceu. A partir daí cientistas, virologistas de todo o mundo se debruçaram a pesquisar os vírus e suas formas de contagio e tratamento. O vírus Influenza A sofreu mutação e novamente se manifestou em 1957, sob a forma da Gripe Asiática, e em 1968, com nome de Gripe de Hong Kong.


Quando a Gripe Espanhola desapareceu os virologistas alegaram que mais cedo ou mais tarde uma nova doença nos atacaria de forma semelhante: “Só não sabemos quando. Se daqui a um ano, ou a um século...” disseram. O vírus causador da Gripe Espanhola e da Gripe Suína é o mesmo. Entretanto, atualmente temos uma arma poderosa a nosso favor: INFORMAÇÃO! Não podemos deixar que a falta de informação e a falta de prevenção torne essa doença novamente uma pandemia!

25 comentários:

  1. Querida professora esse seu blog é demais adorei e ele me ajudou muito com o trabalho acrescentei mais algumas coisinhas

    Ass:Fabi 6°u da Dominius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa,sinceramente esse blog foi minha salvaçao!!!aqui eu achei tudo que eu queria sobre gripe espanhola!!!ainda lembrei de fazer o trabalho eu ja estava atrasada!uufaaa ainda bem que eu consegui

      Excluir
  2. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir
  3. Gostei, me ajudou com o trabalho, muitissimo obrigada

    ResponderExcluir
  4. e sempre bom ficar um pokinho + bem informado neh!!?? rsrsrs`ameeeii esse blog ele me ajudou bastante mesmo!!!estava precisando recuperar minha nota,a professora deu um trabalho sobre gripe esoanhola e esse blog fo minha salvação pois eu nao tinha achado nada sobre gripe espanhoila em nenhum outro blog!!!BRIGADAAAAAAAAAOOOOOOO pra quem criou este blog!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gosti muito !! Me ajudou bastante no meu trabalho!!


    bjuuus! TANK YOU!

    ResponderExcluir
  6. Muitissimo obrigada prf seu blog é divino me ajudou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mesmo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. dahooooooooooooooora ! ;
    by : sthephanny e talia u.u

    ResponderExcluir
  8. Ajudou - me muito no meu trabalho, mas encontrei pelo menos um erro ...........

    ResponderExcluir
  9. Fantástico!!! as informações estão ótimas e não cairam no clichê, muito bom o blog!!!

    ResponderExcluir
  10. essa gripe e muito gravi temos que nos e esse blog nos ajuda muuuuuuuuuuuuuuito me ajudou a fazer meu trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  11. puxa obrigado mesmo isso me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  12. me ajudou muito no meu trabalho valeu profesor

    ResponderExcluir
  13. Esse artigo me ajudou demaissss!!
    Ultimamente esta muito difícil achar blogs como esse,que falam tudo que nos precisamos para nossos trabalhos, a maioria das coisas que aparecem no google não tem nada a ver com nossas pesquisas, mas esse me ajudou e muito no meu trabalho de historia!!!
    Muito Obrigada!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  14. Pxa me salvou esse blog com certeza irei fazer uma boa apresentação.graças à vc que teve a gentileza de compartilhar seus conhecimentos sobre esse assunto. Parabéns mesmo ;-)

    ResponderExcluir
  15. bgd me ajudo muitoo mesmo era tudo o que eu precisava

    ResponderExcluir
  16. Professora quais são as formas de contágio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As formas de contágio são as mesmas de qualquer gripe. Pelo ar e pelo contato direto com pessoas contaminadas.

      Excluir