17 agosto 2009

Tratado de Tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas, assinado na cidade espanhola de Tordesilhas para celebrar um acordo de paz entre o Reino de Portugal e o recém formado Reino da Espanha (vide postagem sobre formação do Reino da Espanha). O objetivo do Tratado era dividir as terras “descobertas e as que ainda seriam descobertas” por ambas as Coroas fora da Europa. Esse tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo (vide postagem sobre Colombo), reclamando-o oficialmente para a Espanha.


Planisfério (mapa) de Cantino(datado de cerca de 1502), mostrando o meridiano de Tordesilhas e o resultado das viagens de Vasco da Gama à Índia, de Colombo à América Central, de Gaspar Corte-Real à Terra Nova e Pedro Álvares Cabral ao Brasil, (fonte Biblioteca Estense, Modena).

O Tratado estabelecia a divisão das áreas de influência, cabendo à Portugal as terras situadas antes da linha imaginária que demarcava 370 léguas (1.770 km) a oeste das ilhas de Cabo Verde, e à Espanha as terras que ficassem a oeste dessa linha. Assim sendo, o comércio na costa da África ficava sob o encargo de Portugal, enquanto a exploração do continente Americano, praticamente estava sob o domínio espanhol.

Mapa com a demarcação dos territórios a serem explorados pela Espanha e por Portugal.

15 comentários:

  1. Interessante perceber que o domínio das terras recém descobertas então não caíram apenas no continente Americano, mas também sobre a África. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto!
    vai me ajudar na prova
    de HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, Parabéns!
    Gostaria de saber se a Espanha ficava com todas as terras da América??

    Obrigada, bjos.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo ao comentário solicitando a propriedade das terras espanholas; tudo o que ficava à leste da linha estipulada pelo Tratado de Tordesilhas seria da Espanha. O pequeno trecho do oeste brasileiro, seria de Portugal. Além, claro, das terras na África e colônias na Índia e no Extremo Oriente (localidades no atual Japão e China)

    ResponderExcluir
  5. interessante me ajudou em uma pesquisa

    ResponderExcluir
  6. ótimo amei, um texto simples e que deixa tudo bem esclarecido.

    ResponderExcluir
  7. Amei esse texto, é bem simples e esclarece todos os fatos.

    ResponderExcluir
  8. legal vou fazer meu trabalho com ele kkkkk quem joga ultimice responde ae nubs kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. me ajudou muito em uma pesquisa da escola muito obrigada...

    ResponderExcluir
  10. o texto me ajudou e bom qu me ajudou ra estudar pra prova

    ResponderExcluir
  11. muito obrigado vou tirar total no meu trabalho

    ResponderExcluir