16 maio 2014

Revisão para o 8º ano

  1. O que é Despotismo Esclarecido? Que relação tem essa prática com as revoluções burguesas na Europa?
Déspota é um governante autoritário, portanto despotismo esclarecido era o nome dado aos monarcas absolutistas que utilizaram algumas ideias iluministas, mas de forma controlada.

  1. Por que pode se afirmar que o déspota esclarecido foi uma resistência ao pensamento iluminista de revolução? (como no caso francês e inglês)
Porque as mudanças vindas diretamente do monarca satisfazia algumas necessidades do povo, evitando que se revoltasse. Assim, o povo passava a apoiar seu rei em vez de querer decapitá-lo, como no caso da Revolução Francesa.

  1. Considerando o que foi estudado sobre a formação da sociedade brasileira colonial, explique sobre as constantes revoltas entre a colônia e a metrôpole que ocorriam no Brasil.
Os colonos brasileiros se revoltavam por causa dos abusos da Metrópole (Portugal) tais como, cobranças excessivas de impostos, restrições de comércio, pacto colonial e inexistência de liberdade.

  1. Explique o que foi a “derrama”, por que essa prática gerou as revoltas na região mineradora?
O Brasil pagava um imposto chamado de quinto, que era a quinta parte produzida de ouro, porém no século XVIII (18), a produção aurífera havia entrado em declínio e o quinto foi estipulado em 100 arrobas anuais, na impossibilidade de pagar tudo isso, os mineradores ficavam devendo. A derrama era a cobrança de todos os impostos atrasados, de uma única vez. Essa cobrança era feita de forma violenta.

  1. Explique o que foi a Inconfidência Mineira.
Foi uma revolta em Minas Gerais, contra a cobrança abusiva do quinto e a violência da derrama. Os inconfidentes tinham ideias iluministas e queriam proclamar uma República independente em Minas Gerais, construir uma universidade, perdoar as dívidas, industrializar a região construindo uma siderúrgica, para isso pretendiam assassinar o governador e tomar o poder em Minas.

  1. Explique sobre a figura e a representação de Tiradentes na Inconfidência Mineira.
Tiradentes foi o único dos inconfidentes a ser condenado à morte, os demais foram somente presos e depois exilados. Tiradentes foi enforcado e depois seu corpo desmembrado foi exposto para servir de exemplo a todos que se atrevessem a se revoltar novamente contra Portugal. Assim, ele serviu como um símbolo de luta pela independência do Brasil, já que foi a primeira vez que uma revolta tentava romper definitivamente com Portugal.

  1. Explique o que foi a Conjuração Baiana.
Os baianos estavam revoltados com as cobranças abusivas de impostos, com a pobreza da região e com a falta de interesse da Metrópole em solucionar os problemas que estavam sofrendo, além disso, os baianos também queriam o fim da escravidão. Inspirados por ideias iluministas, tentaram tomar o poder na Bahia para proclamar uma República independente. Porém o movimento era muito distinto e desorganizado, contava com alguns poucos membros da elite e a maior parte de pobres e escravos, foram presos, alguns mortos e outros exilados.

  1. Identifique e comente a causa direta da transferência da família real portuguesa e sua corte, para o Brasil, entre dezembro de 1807 e janeiro de 1808, aqui permanecendo ate 1821.
A corte portuguesa foi transferida para o Brasil devido às pressões por parte da Inglaterra em manter comércio com Portugal e suas colônias. Como Portugal não tinha como obedecer ao Bloqueio Continental sem romper com a Inglaterra, nem tinha como enfrentar diretamente o exército francês de Napoleão, a solução foi transferir-se para o Brasil.

  1. Qual a relação entre Napoleão Bonaparte e a vinda da família real portuguesa para o Brasil?
Por causa do Bloqueio Continental criado por Napoleão Bonaparte a família real portuguesa teve que fugir para o Brasil, pois Portugal não estava obedecendo ao Bloqueio e o país seria invadido pelas tropas napoleônicas. Assim, ao furar o Bloqueio, Portugal automaticamente declarava guerra com a França e apoiava a Inglaterra.

  1. Explique por que a Abertura dos Portos, de 1808, significou uma grande mudança política para o Brasil?
Porque a partir da abertura dos portos o pacto colonial foi rompido, agora o Brasil poderia comercializar livremente, sem o intermédio de Portugal, assim aumentava os lucros brasileiros. Sem o pacto colonial, o Brasil dava o primeiro passo para deixar de ser colônia.

  1. Explique a que se devem as mudanças na cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX.
Com a vinda da corte, várias casas foram desapropriadas e os donos dessas casas como eram grandes comerciantes acabaram por construir novas residências, surgindo assim novos bairros na cidade do Rio de Janeiro, além disso o Príncipe Regente mandou construir Teatros, Bibliotecas, abriu faculdades, etc. Essas mudanças trouxeram mais cultura e conhecimento para o Brasil, além de modernizar a colônia.

  1. Após a vinda da família real para o Brasil, vários aspectos da economia brasileira foram modificados. Comente duas medidas adotadas pelo governo de d. João no Brasil.
A vinda da família real alterou diversos aspectos no Brasil, as mais importantes foram a abertura dos Portos às nações amigas, que rompeu o pacto colonial e permitiu que o Brasil comercializasse livremente sem o intermédio de Portugal, aumentando os lucros brasileiros; e tratado de navegação com a Inglaterra, que permitiu a entrada de produtos ingleses bem mais baratos que produtos portugueses, isso por um lado teve um aspecto positivo, pois o Brasil passou a contar com uma série de mercadorias que antes não circulavam por aqui e teve um aspecto negativo, pois a industrialização brasileira foi atrasada, pois os produtos ingleses tinham melhor qualidade e melhor preço, assim ninguém comprava os manufaturados no Brasil.
Além dessas medidas, D. João abriu o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, Bibliotecas, Teatros, Jardim Botânico, trouxe artistas da Missão Francesa, criou faculdades e modernizou a cidade do Rio de Janeiro.

  1. Explique por que a vinda da família real proporcionou a unidade territorial no Brasil?
Porque a partir da vinda da família real ao Brasil, de certa forma as aspirações iluministas de emancipação foram controladas. Pois era mais fácil para a coroa controlar o povo de dentro do Brasil, além disso as mudanças estabelecidas dentro do Brasil acabaram por satisfazer várias camadas da sociedade brasileira.

  1. Qual a importância dos padres jesuítas durante o período colonial no Brasil?
Os jesuítas chegaram ao Brasil no século XVI (16) com a intenção de catequizar os nativos, construíram Missões, protegeram alguns indígenas da escravidão mas também exploraram a mão de obra desses mesmos indígenas, impuseram os costumes portugueses, a religião católica e o idioma português. Nas cidades, os jesuítas construíram escolas para aqueles que pudessem pagar. Porém no período pombalino, o Marques de Pombal expulsou os jesuítas de todos os territórios pertencentes a Portugal.


Um último lembrete:
A Missão Francesa foi a contratação por parte de D. João de artistas franceses para ilustrar a imagem de um novo Brasil, retratando a natureza brasileira e as cenas do cotidiano. Essa foi uma tentativa de uma construção de uma identidade nova brasileira para chamar a atenção de europeus que quisessem investir e se aventurar nas terras brasileiras, passando de uma imagem de uma terra selvagem, para uma terra em processo de urbanização.

Um comentário: