15 maio 2014

Revisão para o 9º ano

  1. A Revolução Russa se baseou em teorias sociais que surgiram e se desenvolveram com o crescimento do capitalismo na Europa. Karl Marx e Friedrich Engels lançaram as idéias socialistas ao publicarem o Manifesto Comunista em 1848, em que buscaram provar que a propriedade privada dos meios de produção seria a causa das desigualdades sociais ao longo de toda história. Sendo assim, responda: Para Marx e Engels, a quem caberia o papel histórico de criar uma sociedade mais justa, a chamada “sociedade comunista”? Como isso seria feito?
A responsabilidade de criar uma “sociedade comunista” seria da classe operária, através da “ditadura do proletariado”, onde os meios de produção e os bens seriam repartidos de maneira igualitária e ficariam sob a administração dos operários, que passariam a ser seus próprios patrões.

  1. Em que medida a Revolução Russa de 1917 modificou a situação do operariado russo, descrita como humilhante e exploratória no Manifesto Comunista de Marx?
A Revolução Russa implantou um sistema soviético, onde as decisões políticas passaram ao controle dos trabalhadores e após ao Partido Comunista. As empresas foram estatizadas e foi implantado um regime socialista.

  1. Em 1898 foi fundado na clandestinidade o Partido Operário Social Democrata russo que em 1903, dividiu-se em dois grupos: os bolcheviques e os mencheviques. Esses grupos tiveram enorme importância no processo revolucionário russo, que resultou no término do governo czarista. Sobre esse assunto, responda: o que diferenciava estes dois grupos na Rússia revolucionária? Explique.
Os mencheviques eram a minoria, composta por burgueses que defendiam a manutenção da propriedade privada e a instalação de uma república governada pela burguesia; Os bolcheviques, ou maioria, eram os camponeses, operários, soldados, intelectuais, etc., que defendiam a instalação de um regime socialista, sem propriedade privada e com a estatização da economia.


  1. Por que a Primeira Guerra Mundial é considerada o fator desencadeador do processo revolucionário russo?
Durante a Guerra, os soldados russos estavam mal armados e mal treinados, sendo que centenas morreram, tornaram-se prisioneiros ou desertaram. Isso gerou uma escassez de mão de obra, além de gerar enormes custos para um povo que já estava sofrendo com a miséria, gerando descontentamento e agravando a crise social que acabou explodindo na Revolução de fevereiro de 1917.

  1. Muitas fotos da época de Lênin foram modificadas, retirando a imagem de Trotsky das fotos. Por que isso aconteceu? Qual seria o interesse de Stálin em “falsificar a história”? Explique.
Trotsky tinha ideias contrárias à Stálin, sendo considerado subversivo, portanto para reafirmar seu poder, Stálin tratou de “apagar” Trotsky (o criador do Exército Vermelho) da história e da memória do povo, buscando também evitar que seguidores das ideias trotskistas se revoltassem contra o regime de Stálin.

  1. Sobre a quebra da Bolsa de Nova York, cite dois fatores que contribuíram para a crise de 1929 nos EUA.
A superprodução das indústrias norte-americanas, a recuperação das indústrias europeias (principalmente inglesas e francesas) que agora voltaram a concorrer com os produtos dos E.U.A.

  1. O que foi o “crash” de 1929 e quais os seus efeitos sobre a sociedade e a economia dos Estados Unidos?
O crash foi a quebra da bolsa de NY, que acabou gerando falências, desemprego em massa e uma crise econômica de proporções mundiais.

  1. Explique a relação do “o american way of life” (modo de vida americano) com o consumismo da década de 1920.
Durante a década de 1920, os produtos passaram a ser acessíveis para uma parcela considerável da população, gerando a ilusão de conforto e vida melhor, muitos pessoas imigravam para os E.U.A. na busca de melhores condições de vida e trabalho, procurando também o “sonho americano” de enriquecer. Essas facilidades aumentaram os níveis de consumo, gerando aumento da produção. Além disso, os países altamente industrializados da Europa estavam se recuperando da Guerra, sem poder fornecer produtos para seus compradores, esse mercado consumidor foi preenchido pelos produtos norte-americanos.

  1. O desemprego assombrou o mundo durante a Grande Depressão; a crise atingiu muito mais os alemães, que ainda sofriam com os efeitos da derrota de seu país na Primeira Guerra, do que, por exemplo, os ingleses vencedores daquele conflito. Estamos nos referindo a qual episódio histórico?
“Crash”, “crack” ou quebra da bolsa de NY


  1. Qual a relação entre o nazismo e as crises pelas quais a Alemanha passou?
O discurso nazista ia de encontro com as aspirações do povo alemão na época. A Alemanha havia sido humilhada pelo Tratado de Versalhes, além de estar sofrendo uma terrível crise econômica, portanto as ideias e sugestões de melhoria defendidas pelo Partido Nazista serviram de esperança e inspiração ao povo alemão, que passou a acreditar “cegamente” na ideologia nazista.

Obs.: Sabemos que nem todos os alemães acreditavam no discurso nazista e muitos fizeram oposição, mas eram a minoria da população e após o nazismo tomar o poder na Alemanha ficou muito difícil lutar contra suas ideias.

  1. Relacione a crise de 1929 com a ascensão do nazismo.
A crise de 29 atingiu  praticamente todos os países capitalistas da época, atingindo ainda mais duramente a Alemanha que já estava sofrendo problemas financeiros devido à Primeira Guerra Mundial. O Partido Nazista tinha propostas de melhorar a economia, defendia ideias de fazer o país novamente crescer, isso deu esperanças para o povo, que acabou votando em deputados nazistas e depois no próprio Hitler para o cargo de chanceler.

  1. Relacione a ideologia racista com o nazismo.
A xenofobia nazista procurava concentrar os esforços do povo contra um “inimigo público” comum, buscando nomear um “grande culpado” pelas dificuldades do país. Assim a escolha recaiu em todos os que eram “diferentes” (religião, etnia, orientação sexual diferentes). A perseguição aos judeus nada tinha contra sua etnia (raça) já que muitos judeus eram tão alemães quanto quaisquer outros, mas foram vitimizados pela sua religiosidade diferente. Tendo seus bens confiscados e sendo obrigados a viver primeiramente em guetos e depois aprisionados como força de trabalho gratuito nos campos de concentração.

Obs.: Ainda não estudamos como os campos de concentração se transformaram em campos de extermínio, o que aconteceu conforme o nazismo ia ficando mais forte na Alemanha e os rumos políticos seguiam para a guerra.

  1. A palavra fascismo vem do italiano "fascio", que significa "feixe". Mussolini ( líder fascista da Itália) a usou pela primeira vez em 1919. A origem do termo é a palavra em latim "fasces", nome de um machado cercado por hastes de madeira, símbolo de unidade e de poder justo na Roma antiga.Que ideias políticas eram à base do movimento fascista italiano? Que classes sociais apoiaram o movimento? Explique.
As classes que apoiaram o fascismo foram a burguesia e os grupos mais conservadores da sociedade, pois viam nas ideias fascistas uma defesa contra o ideal anarquista e socialista. O movimento fascista defendia a militarização, a centralização do poder nas mãos do líder (totalitarismo), o nacionalismo, o anti-comunismo, a utilização da propaganda e da censura e o crescimento econômico da Itália.

  1. Comente duas diferenças e duas semelhanças entre nazismo e fascismo.
Semelhanças: Ambos eram anti-comunistas; anti-capitalismo liberal; totalitaristas; militaristas; utilizaram a censura, as formas de propaganda e discursos inflamados para conquistar a fidelidade e apoio da população. Ambos utilizaram a juventude como força de combate interno e externo; propunham a utilização de símbolos, hinos, saudações, bandeiras como forma de unir o povo em torno do ideal do partido. Além disso, ambos os partidos ascenderam ao poder por meio de eleições, de forma democrática e acabaram estabelecendo ditaduras.
Diferenças: a principal delas foi a ideologia xenofóbica da superioridade étnica dos “arianos”, essa perseguição somente foi utilizada pelo nazismo. Na Itália não havia a perseguição e violência contra as minorias (homossexuais, deficientes, etc.), coisa que ocorreu na Alemanha nazista. Outra diferença é a utilização do nome “socialismo” pelo Partido Nazista (Partido Nacional Socialista Alemão), esse termo não foi adotado pelo fascismo, pois a ideologia italiana era contrária a qualquer menção socialista. Devemos lembrar que os nazistas não pretendiam a implantação de um socialismo como o soviético, eles eram anti-comunistas, porém algumas ideias socialistas foram adotadas, principalmente a defesa de emprego para todos.


Outros pontos importantes a serem lembrados:
Nacionalismo: entre os fascistas e nazistas havia a ideia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.
Totalitarismo: sistema antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.

Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

Culto à força física: para o nazismo e fascismo, os jovens deveriam ser treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo era preparar soldados fortes e saudáveis.

Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou ideia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.Na Itália essa perseguição somente ocorreu por parte dos nazistas, devido à aliança entre os dois países.

Anti-comunismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista, já os nazistas adotaram algumas ideias socialistas. Porém ambos eram contra o comunismo, ou seja defendiam a propriedade privada e a livre iniciativa, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos. Assim, defendiam amplamente o capitalismo, mas não o liberalismo, a liberdade individual e a liberdade econômica não eram defendidos pelos dois partidos, ambos pretendiam controlar rigidamente as finanças de seus países.

Um comentário: