Sobre a queda do muro de Berlim, no dia 10 de novembro de 1989 constituiu-se num símbolo do fim da Guerra Fria, política que dominou as relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial.
Fonte: www.youtube.com |
O muro de Berlim tinha 156 km de extensão e cerca de trezentas torres militares para observação do movimento nos arredores. Fora isso, era protegido por cães policiais e cercas eletrificadas. De acordo com alguns historiadores, o número estimado de pessoas que morreram tentando passar de um lado para o outro é 80.
Da mesma forma que foi o símbolo da Guerra Fria, também foi ícone do seu fim. Nos últimos anos da década de 80, a URSS entrou em colapso e diversas manifestações começam a surgir nas duas partes da Alemanha, reivindicando a destruição do muro de Berlim. Naquele mesmo ano, populares portando marretas e outras ferramentas derrubaram o muro em um protesto televisionado para o mundo todo. Com a queda da barreira geográfica, inicia-se um processo que termina na reunificação da Alemanha no mês de outubro de 1990.
Fonte: http://operamundi.uol.com.br |
A importância da história do muro de Berlim foi retratada por diversos cineastas. Segue uma lista com os melhores filmes sobre esse episódio histórico:
ADEUS, LÊNIN
Capa do filme |
O mais famoso filme sobre a reunificação da Alemanha. narra a história de uma mulher que entra em coma alguns dias antes da queda do muro. Um ano depois, ela retorna do coma e seu filho, para evitar traumas com a mudança política de seu país, esconde dela os acontecimentos no país, criando uma falsa realidade.
BÁRBARA
Capa do filme |
O filme alemão "Bárbara", de 2012, retrata uma médica de Berlim, que é transferida para um hospital no interior da Alemanha Oriental, após ter solicitado o visto de saída para a Alemanha Ocidental. Enquanto seu namorado da Alemanha Ocidental prepara a fuga deles pelo Mar Báltico, Bárbara trabalha como cirurgiã pediátrica sob constante vigilância e controle da polícia alemã, a Stasi, que faz visitas frequentes ao seu apartamento, humilhando e constrangendo.
A VIDA DOS OUTROS
Capa do filme |
Filme alemão de 2006 traça um retrato da situação vivida por intelectuais e artistas na Alemanha ainda dividida, vigiados pela Stasi, a polícia secreta do regime socialista. Em 1984, na Berlim Oriental, o agente Gerd Wiesler recebe o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland. O agente encarregado da missão descobre um mundo particular de arte e amor com seus novos conhecidos.
Vídeos sobre a queda do Muro de Berlim:
Sobre a construção do Muro, veja também a postagem nesse blog:
Nenhum comentário:
Postar um comentário