23 novembro 2015

Renascimento - resumo

Essa postagem é um resumo para meus alunos.

Sibila Líbica, Capela Sixtina - Michelangelo
www.wikipedia.com

O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente. 

O hedonismo é uma das doutrinas que concordam na determinação do prazer como o bem supremo, finalidade e fundamento da vida moral. É uma das características do Renascimento. Além do hedonismo, as características do Renascimento são: Racionalismo; Classicismo; Humanismo; Antropocentrismo; Empirismo; Realismo; Individualismo; Heliocentrismo. 

Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.

A cultura renascentista consagrou a vitória da razão, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor empírico e nas investigações que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.

Embaixadores, Hons Holbein
Fonte: http://pt.wahooart.com

Uma das características do Renascimento era o Humanismo. O movimento humanista resgatou a cultura clássica greco-romana como fonte de pesquisa e de inspiração para a produção artística renascentista.

Algumas obras de arte renascentistas destacam a verossimilhança com a realidade. Essa característica pode ser entendida pelo Realismo, pois buscava representar o mundo da forma mais real possível, sem idealizações.

Para os renascentistas o principal eram os valores greco-romanos (da Antiguidade Clássica); tinham interesse por questões das ciências, da natureza, dos homens e do mundo; Ocorreu também o fortalecimento da classe burguesa, grupo ligado às atividades comerciais.

A Renascença contribuiu para o reforço de valores humanistas em toda a Europa. A valorização do Homem como “medida para todas as coisas” se tornou uma ideia importante para os pensadores renascentistas.

O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.

Vídeos sobre o renascimento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário