09 abril 2016

Resuminho sobre Fenícios

Esse texto é apenas uma revisão para meus alunos, um resuminho, com o básico, o principal. Quem quiser saber mais, que não está nessa revisão, existem ótimos livros e alguns sites bem confiáveis sobre o assunto.

A Fenícia era uma civilização oriental, cujo povo tinha origem semita, que se desenvolveu em uma estreita faixa litorânea do Mediterrâneo, tendo apenas 40 Km de largura, onde, atualmente, situa-se o Líbano e parte da Síria.

Devido ao seu terreno pouco propício á agricultura - O relevo fenício era montanhoso e árido - e muito próximo do mar Mediterrâneo, os fenícios desenvolveram sua civilização em função do comércio marítimo, sendo mestres navegadores e mercadores.

Os fenícios não formaram um reino, nem mesmo um império, mas fundaram colônias em todos os locais por onde passaram, todas essas cidades eram cidades-Estados. 

Para facilitar o comércio, os fenícios desenvolveram um alfabeto de fácil compreensão, se comparado aos hieróglifos egípcios, pois a escrita fenícia original criou caracteres que estavam relacionados com os sons mais simples da fala humana, por isso o alfabeto fenício deu origem a todos os alfabetos atuais. 

Qualquer comerciante podia utilizar a escrita fenícia para registro das compras e vendas, pois a base de registro eram peles de animais que poderiam ser guardadas e transportadas com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário