09 abril 2016

Resuminho sobre Persas

Esse texto é apenas uma revisão para meus alunos, um resuminho, com o básico, o principal. Quem quiser saber mais, que não está nessa revisão, existem ótimos livros e alguns sites bem confiáveis sobre o assunto.
Grifos em Persópolis - Arte da Pérsia Arquemênida

Os persas eram um povo indo-europeu que se instalou no sul do Irã e que, a partir do século VI a.C., iniciou a conquista de um dos maiores impérios da Antiguidade. Este povo dedicou-se às atividades comerciais, fazendo do comércio a principal fonte de desenvolvimento econômico.

A política no Estado persa era teocrática, dominada pelo imperador, soberano absoluto, que mandava e controlava tudo e todos. O rei era considerado uma espécie de deus na Terra, desta forma, o poder era considerado de direito divino.

Os reis persas desenvolveram um sistema eficiente de administração, dividido em vinte províncias (satrapias), cada uma administrada por um sátrapa. Além disso, o Imperador também contava com a fiscalização por inspetores, chamados “olhos e ouvidos do rei”.

Os reis persas respeitavam as tradições locais de suas províncias, toleravam a religiosidade e, em certa medida, lhes davam uma margem de autonomia, desde que os súditos pagassem tributos.

Como elementos unificadores da administração persa podemos ressaltar a rede de estradas, um sistema postal eficiente, uma moeda comum e um sistema comum de pesos e medidas.

A religião persa era dualista (existência do bem e mal) e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo. Esta religião foi criada em homenagem a Zoroastro ou Zaratrusta, o grande profeta e líder espiritual que criou a religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário