12 abril 2016

Revisão sobre Primeira Guerra Mundial

Essa postagem é um resumo para meus alunos, não pretendo aqui esgotar o assunto nem falar tudo o que tem para ser dito sobre o tema.


Rússia
  • A Rússia se uniu à Inglaterra e à França formando a Tríplice Entente.
  • Sobre a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial podemos dizer que o exército russo possuía armamentos escassos, e embora fosse numeroso, era mal qualificado, mal treinado, mal alimentado e mal armado.
  • O czar Nicolau II assumiu o comando do exército, acreditando que sua presença na frente do exército alteraria o panorama de derrotas que a Rússia vinha sofrendo no conflito.
  • Em 1917, após a Revolução Bolchevique, a Rússia saiu da Guerra, com a assinatura do Tratado de Brest Litovski com a Alemanha.
  • A Rússia não ficou na guerra até o fim, pois sofreu uma revolução interna, a Revolução Socialista.

As principais causas da Primeira Guerra Mundial foram:
  • Imperialismo - pois o imperialismo gerou disputas pelos territórios colonizados pelas potências industrializadas da Europa (e mesmo EUA), provocando rivalidades e o consequente armamento dessas potências.
  • Nacionalismo - o nacionalismo das grandes potências gerou um sistema de alianças entre nações "irmãs" (pan-eslavismo e pangermanismo), cujo objetivo era proteger-se da expansão de outras potências (tidas como rivais). também as nações colonizadas desenvolveram um sentimento de nacionalismo, que se manifestou em ações violentas contra as potencias colonizadoras.
  • Política de alianças - diante dos interesses em jogo e do premente choque que esses interesses causariam, iniciou-se entre os países uma política de alianças (principalmente entre nações "irmãs" - de mesma língua ou mesma origem étnica). As alianças visavam à defesa dos interesses comuns e a defesa mútua. Esse sistema de alianças gerou dois blocos: a Tríplice Aliança - Alemanha, Império Austro-Hungaro e Itália (países do pangermanismo e a Itália que também era um país recém unificado) e a Tríplice Entente - Inglaterra, França e Rússia (unindo ao lado da Rússia os países pan-eslavos e ao lado da Inglaterra e França, os países anglo-saxões como EUA e os da Europa Ocidental)

EUA 
  • Apesar de entrar no conflito apenas em 1917, os Estados Unidos já forneciam alimentos, medicamentos, tecidos e armas para os países em guerra
  • A participação na Grande Guerra resultou em grandes ganhos econômicos para os Estados Unidos, devido ao fornecimento de suprimentos aos outros países.
  • Os Estados Unidos declararam guerra à Alemanha em reação ao ataque germânico a um de seus navios, que transportava mercadorias para a Inglaterra.
  • A entrada dos Estados Unidos na Guerra contribuiu para o aumento de forças da França e da Inglaterra contra a Alemanha.

Alemanha
  • Mesmo a Alemanha tendo se industrializado tardiamente, seus produtos eram excelentes, por isso competia em pé de igualdade com os produtos ingleses e franceses, além disso, a Alemanha tinha um poderoso arsenal de produtos militares.
  • França e Inglaterra se beneficiaram da aliança com a Rússia, pois isso obrigava a Alemanha a lutar em duas frentes, dividindo assim sua força, equilibrando a guerra.
  • Ao final da guerra, a Alemanha foi considerada a única culpada, sendo humilhada, devido a essa rivalidade existente anteriormente.
Consequências da Guerra:
  • Aumento no ritmo da produção, que passou a ser em massa;
  • Crescimento da produção bélica, com a invenção e desenvolvimento de novos armamentos;
  • Desmembramento e desestruturação de Impérios, reorganização dos países, além do surgimento de novos países;
  • Criação da Liga da Nações;
  • Fortalecimento dos EUA como potência mundial;
  • Surgimento do movimento feminista;
  • Enormes traumas sociais devidos às mortes na guerra.

Sobre o movimento feminista:
  • Muitas mulheres que continuaram trabalhando, mesmo após o término da guerra, foi difícil vencer o preconceito, muitas foram presas, apanharam e tiveram que lutar contra o preconceito;
  • A ocupação pelas mulheres dos postos de trabalho que eram dos homens que foram para a guerra contribuiu para a emancipação feminina;
  • Após muita luta, foi conquistado o direito de voto foi conferido às mulheres em diversos países da Europa.
Alguns alunos pediram exercícios. Então, agora que você leu esse resumo, se quiser testar seus conhecimentos, tem um exercício.

A Primeira Guerra Mundial provocou uma grande alteração mundial. Sobre essa guerra, Analise as afirmações abaixo e assinale “V”, para as frases verdadeiras e “F” para as falsas:

_ Houve um aumento no ritmo da produção, que passou a ser em massa.
_ Ocorreu o crescimento da produção bélica e a ação do Estado na reorganização dos países.
_ O permanente clima de tensão e rivalidade internacional no início do século XX levou as grandes potências europeias a formular tratados de aliança com alguns países, visando a um eventual confronto com potências rivais.
_ A Itália fazia parte da Tríplice Aliança no início do conflito, porém, em 1915, passou a apoiar a Entente em razão da promessa de aquisições territoriais na Turquia, na Áustria e em colônias alemãs.
_ O bloqueio, imposto pelos submarinos da Alemanha, ao transporte de mercadorias americanas para os Aliados na Europa, associado aos prejuízos econômicos resultantes dessa iniciativa, motivou a entrada dos EUA na guerra.
_ A paz armada foi um período em que as principais potências diminuíram a produção de armas e procuraram desativar seus exércitos.
_ A Grande Guerra teve como principal conseqüência o aumento da hegemonia européia sobre o mundo, principalmente sobre os continentes asiático e africano.
_ Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Império Turco Otomano; e a Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
_ A expressão belle époque designa um período anterior à Primeira Guerra Mundial em que a vida urbana passou a refletir os avanços produzidos pela industrialização. 
_ Paralelamente ao enriquecimento da alta burguesia e ao aumento da classe média, houve a eletrificação das cidades e a implantação de projetos urbanísticos, criando uma sensação de progresso e prosperidade que se manifestou também na cultura.
_ Ocorreu um enriquecimento e desenvolvimento tecnológico, proporcionados pelo estabelecimento de colônias em outros continentes e pela industrialização.
_ Houve estagnação no desenvolvimento das técnicas industriais e consequente retrocesso no desenvolvimento da criação de meios de comunicação e de locomoção.
_ Havia um clima de paz entre os países europeus, em decorrência dos acordos que efetivavam as fronteiras dentro do continente.
_ Era possível perceber um aumento das tensões, devido às disputas territoriais entre os países europeus.
_ Ocorria uma intensificação de movimentos nacionalistas, como o pangermanismo e o pan-eslavismo.
_ Após o início do conflito, as alianças já existentes entre os países europeus se dissolveram e foram formados outros grupos.
_ As colônias dos países europeus ficaram isentas do conflito, pois as disputas ocorreram por territórios dentro da Europa. 
_ O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, por um estudante nacionalista sérvio na cidade de Saravejo, na Bósnia, foi o estopim da guerra.
_ O conflito iniciou-se com a declaração de guerra da França, da Inglaterra e da Rússia contra a Sérvia e a Áustria-Hungria.
_ O desencadeamento da guerra é relacionado aos sentimentos nacionalistas que estavam em ascensão no período.
_ A Liga das Nações, formada após a Guerra, deveria promover a paz armada, após o Tratado de Versalhes, através da liderança do governo dos Estados Unidos, que presidiu essa organização.
_ A Liga das Nações pretendia unir as nações democráticas e economicamente mais poderosas, para impedir a volta do nazi-fascismo, cuja expansão causara a Primeira Guerra Mundial.
_ A Liga das Nações deveria executar as determinações previstas pelo documento conhecido como "14 pontos de Wilson" e que favoreciam os países da Tríplice Aliança.
O maior objetivo da Liga das Nações seria promover o neocolonialismo na África, Ásia e Oceania, condição fundamental para a expansão mundial do capitalismo monopolista.
A Liga das Nações foi formada para intermediar conflitos internacionais a fim de preservar a paz mundial, fiscalizando o cumprimento dos tratados pós-guerra. 
_ Antes de entrar na guerra, os Estados Unidos, em virtude de sua neutralidade, não possuíam ligação alguma com os países em conflito. 
_ Os Estados Unidos declararam guerra à Alemanha em reação ao ataque germânico a um de seus navios, que transportava mercadorias para a Inglaterra.
_ A entrada dos Estados Unidos na Guerra contribuiu para o aumento de forças da França e da Inglaterra contra a Alemanha.
_ A participação na Grande Guerra resultou em prejuízos econômicos para os Estados Unidos, devido ao grande esforço para fornecer suprimentos aos outros países.
_ Apesar de entrar no conflito apenas em 1917, os Estados Unidos já forneciam alimentos, medicamentos, tecidos e armas para os países em guerra.
_ Na Grande Guerra, a principal forma de ataque às tropas inimigas era por meio do uso de baionetas. As armas mais modernas utilizadas na Grande Guerra proporcionavam uma contagem exata de vítimas.
_ Novas tecnologias surgiram na Primeira Guerra e isso gerou um novo modo de caracterizar as vitimas da guerra.
_ O uso de novas tecnologias na Grande Guerra fez surgir uma impessoalidade que transformou pessoas em simples alvos. Matar pessoas ficou mais fácil com as novas armas utilizadas na Grande Guerra, devido à maior capacidade de destruição e à distância entre vítimas e agressores.
_ Além das alterações geográficas ocorridas em consequência da Grande Guerra, também houve mudanças sociais, como o início da emancipação feminina. Muitas mulheres foram presas pela polícia pela coragem de lutar pelos seus direitos. 
_ Após muita luta, foi conquistado o direito de voto foi conferido às mulheres em diversos países da Europa.
_ A morte de muitos homens na guerra foi a causa principal da emancipação feminina.
_ Ida de muitas mulheres à guerra, lutando igualmente aos homens, foi fundamental para a emancipação feminina.
_ A ocupação pelas mulheres dos postos de trabalho que eram dos homens que foram para a guerra contribuiu para a emancipação feminina.
_ Muitas mulheres que continuaram trabalhando, mesmo após o término da guerra, conquistaram sua independência financeira. 
_ A Alemanha sofreu perda de territórios, com a declaração de independência da Áustria e da Polônia. 
_ A Alemanha teve de produzir armamentos e munições para a Inglaterra e a França. A possessões coloniais da Alemanha foram mantidas sob seu poder, porém os lucros obtidos seriam divididos entre o Japão, a França e a Inglaterra. 
_ O território da Alsácia e Lorena e as minas de carvão localizadas no Sarre passaram para o domínio da França. A Alemanha foi proibida de formar exército. 
_ O Tratado extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
_ O Tratado estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, iniciando a Primeira Guerra Mundial. 
_ O Tratado permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética. 
_ Encerrou a Segunda Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.
_ O Tratado de Versalhes impôs duras sanções à Alemanha, no fim da Primeira Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

Um comentário: