12 abril 2016

Monarcas absolutistas - Luís XIV

Essa postagem é um resumo para meus alunos, não pretendo aqui esgotar o assunto nem falar tudo o que tem para ser dito sobre o tema.

Luís XIV

Rei francês conhecido como o Rei Sol, o maior dos reis absolutistas da França (1643-1715). Filho de Luís XIII e de Ana d'Áustria, ainda não completara cinco anos quando subiu ao trono, após a morte do pai (1643). Antes de assumir o governo, a França foi governada pelo primeiro-ministro do reino, o cardeal Jules Mazarin, que enfrentou muitos problemas mas se impôs contra as revoltas do Parlamento de Paris e dos nobres, em uma longa guerra civil, conhecida como La Fronde, sufocada finalmente, em 1653, garantindo a posse do futuro rei.
Luís assumiu o poder em 1661, após a morte do cardeal. No seu governo reorganizou o exército dando ao país o maior poderio militar da Europa. Seu reinado, um dos momentos culminantes da história da França, durou mais de 50 anos, destacou-se politicamente pelo absolutismo monárquico, onde o rei controlou até os detalhes mais insignificantes do governo, e pela posição hegemônica a que elevou seu país na Europa. Deu incentivos às atividades culturais, pois considerou o incentivo às artes assunto de Estado, e protegeu os dois maiores autores clássicos da literatura francesa, Racine e Molière.

As principais cidades do reino passaram por uma metamorfose, criaram-se imensos jardins, embelezaram-se algumas paisagens naturais e levantaram-se monumentos por toda parte. Construiu o imponente e luxuoso Palácio de Versalhes, perto de Paris, onde viveu a corte francesa. Fundou a Academia de Ciências de Paris, cujos membros eram pagos para produzir ciências, principalmente, para geração de inovações tecnológicas e científicas que tivessem aplicação na área militar. Reativou a economia da nação com o precioso auxílio do ministro Jean-Baptiste Colbert, de acordo com as concepções mercantilistas e multiplicado as exportações francesas. Criou uma marinha mercante, além de fábricas, estradas, pontes, portos e canais, vias de circulação de uma riqueza cada vez maior.
Fonte: Texto resumido de: Biografias

A ele se atribui a frase "L'État c'est moi" (O Estado sou eu), caracteriza a consolidação da centralização política, que buscou colocar o Estado acima das instituições e das classes sociais, estabelecendo um “equilíbrio de poder”.A célebre frase atribuída ao rei francês Luís XIV, também conhecido como Rei-Sol, sintetiza o período absolutista na Europa moderna.Os poderes de governos e a autoridade política encontravam-se centralizados nas mãos do soberano.

Faleceu em Versailles como um símbolo da monarquia absolutista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário